AccorInvest tem parte do capital vendidoVenda depende de aprovação de autoridades regulatórias e antitruste

A AccorHotels confirmou hoje (27) a assinatura de acordos de venda de participação majoritária no capital da AccorInvest, braço imobiliário da companhia. Pelos termos do contrato, a rede hoteleira venderia inicialmente 55% da AccorInvest para Fundos Soberanos, sendo Public Investment Fund (PIF – Fundo de Investimento Público) e GIC, um grupo de investidores institucionais (Crédit Agricole Assurances, Colony NorthStar e Amundi), bem como outros investidores. Para a AccorHotels, a venda resultaria em um aporte de € 4,4 bilhões.

Segundo Sébastien Bazin, CEO Global da AccorHotels, os acordos representam um marco-chave para o grupo. “Após a separação da AccorInvest em uma entidade jurídica segregada em julho de 2017, agora estamos selecionando uma mesa-redonda de investidores líderes, com base na valorização que reflete completamente a sua liderança global e a qualidade de seus ativos, enquanto construímos um relacionamento de longo prazo entre a AccorHotels e a AccorInvest”, comentou o executivo, em comunicado divulgado para a imprensa.

“A entrada de novos acionistas e a desconsolidação da AccorInvest fornecerão à AccorHotels uma importante margem de manobra para ampliar nosso crescimento dinâmico, estratégia de inovação e para criar valor para os acionistas”, completou Bazin.

AccorInvest: números

Os hotéis da AccorInvest serão operados pela AccorHotels por meio de contratos 50 anos, com opção de renovação por 15 anos adicionais, para os hotéis de luxo e upscale. Já os acordos que envolvem empreendimentos midscale e econômico têm previsão de término em 30 anos, com opção de renovação por 10 anos adicionais. 

Com quase 30 mil funcionários e operações em 27 países, a AccorInvest tem um portfólio de 891 hotéis. A maioria está localizada na Europa, nos segmentos econômico e midscale. Deste total, 324 empreendimentos são proprietários e 567 são operados por arrendamentos fixos ou variáveis.

Segundo a AccorHotels, a transação depende da aprovações regulatória e antitruste. Será sujeita ainda a uma reunião dos acionistas da AccorHotels para consulta. Espera-se que a conclusão definitiva ocorra segundo trimestre de 2018.

(*) Crédito da foto: Rawpixel​/Pixabay