economia_agua(foto: www.allconnect.com)

Hoje (27) é comemorado o Dia Mundial do Turismo. Este ano, o tema escolhido pelas Nações Unidas é Turismo e água – Proteger Nosso Futuro Comum, já que 2013 é o Ano Internacional da Cooperação da Água. Em cerimônia realizada nas Maldivas, o secretário-geral da OMT (Organização Mundial do Turismo), Taleb Rifai, reafirmou a importância do setor em economizar recursos.

“Como uma das atividades sócio-econômicas mais importantes do mundo, o turismo deve assumir um papel de liderança e garantir que as empresas e destinos invistam na gestão adequada da água em toda a cadeia de valor”, destacou Rifai.

O evento reuniu especialistas sobre a preservação, agentes de turismo do setor público e privado e especialistas em mídia para discutir questões fundamentais que contribuem para um futuro mais sustentável da água.

Entre as constatações, é possível destacar que embora o turismo utilize apenas 1% do consumo mundial de água, investir em tecnologia verde é economicamente benéfico, com lucros de saneamento e tratamento de águas residuais com retorno sobre o investimento de um a três anos.

Serviço
www.unwto.org