Fairmont Copacabana- design Projeto foi desenvolvido pela arquiteta Patrícia Anastassiadis

Com abertura prevista para 2019, o Fairmont Copacabana será o primeiro da bandeira na América do Sul. Os quartos da unidade carioca terão design inspirado em obras de artistas brasileiros e na atmosfera do Rio de Janeiro. Projetado pela arquiteta Patrícia Anastassiadis, cores, texturas e matérias-primas nativas serão os principais elementos dos ambientes de áreas comuns e suítes do hotel.

Designers brasileiros criaram móveis exclusivamente para integrar os cômodos do hotel Fairmont, que integra o portfólio da Accor. É o caso das camas e cabeceiras estofadas assinadas por Anastassiadis e produzidas pela Artefacto ou dos sofás das suítes Standard, que têm acabamento em jequitibá. 

"O trabalho de restauração e modernização é sutil", explica Patrícia. "Envolve a experiência dos materiais, invocando os sentidos, as memórias e a história pessoal dos convidados à medida que eles interagem com o design e a decoração", complementa a arquiteta. 

Os 375 quartos, divididos em cinco categorias, são compostos por obras de arte originais de artistas brasileiros. Fotografias do catarinense Alessandro Gruetzmacher, do baiano Christian Cravo e do carioca Cláudio Edinger ganham destaque com a iluminação das luminárias de vidro e latão de Michael Anastassiadis. 

As suítes temáticas terão as esculturas da artista plástica Bia Dória como parte da decoração. Há ainda móveis de Sérgio Rodrigues, Ronald Sasson e Jorge Zalszupin. Outros designers como Bruno Faucz, Jader Almeida e Marcus Ferreira também assinam peças do mobiliário.

Fairmont Copacabana: inauguração

Com 75 unidades no mundo, a Fairmont Hotels finca sua bandeira na América do Sul este ano. Segundo Phillipe Trapp, COO luxe and lifestyle South America Accor, a expectativa da rede francesa é inaugurar o hotel ainda este semestre. 

“As obras estão bastante adiantadas. Faltam apenas um ou dois andares”, comentou o executivo. A informação passada por Trapp foi passada à reportagem do Hotelier News ontem (12), durante coletiva da Accor.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Accor