Hildemar Brasil, Irecê Piazentin, Viviânne Martins, Eduardo Murad Jr,
Eraldo Alves da Cruz e Edmar Bull
(foto: Filip Calixto)

Tradicionalmente apresentado no início da Lacte (Latin American Corporate Travel Experience), o relatório IEVC (Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas) teve sua versão 2014 divulgada há pouco, durante um dos primeiros atos do encontro que chega a sua décima edição. Nos indicativos mostrados na ocasião, o que ficou evidente foi a desaceleração do crescimento no mercado corporativo brasileiro. Durante o ano passado, o incremento foi de 9,20%, frente a índices que ultrapassavam os 10% em 2013 e 2014.

Segundo relatou Eduardo Murad Jr, presidente da Alagev (Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas) – entidade organizadora do estudo e do evento -, os números já eram esperados para um ano marcado pelos grandes eventos no País e pela redução da demanda corporativa durante todo o período. 

De acordo com a organização, 2014 não seguiu o comportamento normal do cenário corporativo e teve as viagens de executivos espalhadas de maneira uniforme durante todas as partes do ano. Contrariando o habitual, que era ter o maior número de viagens a negócios na segunda metade do ano.

Outro índice que chamou atenção no levantamento foi o encolhimento do mercado de hospedagem frente ao acréscimo no número de embarques aéreos. De acordo com os responsáveis pelo levantamento, a explicação está no aumento das viagens curtas, que não exigem que os executivos tenham que pernoitar nos destinos visitados.

Os números ainda dão conta da quantidade de empregos criados pelo setor. Em 2014, o nicho de viagens corporativas gerou 24% de empregos a mais que o criado no ano anterior. No tocante ao impacto econômico do setor, o índice impressiona: R$ 40,17 bilhões em produtos e serviços utilizados pela indústria, representando crescimento de 13,86% em relação a 2013.

No ranking das receitas geradas em 2014, o aéreo lidera com 52,81%, seguido por hospedagem (28,64%), locação de carros (5,87%), alimentação (5,26%), agenciamento (4,83%) e tecnologia (2,59%).

A Lacte acontece até amanhã (24) no Grand Hyatt São Paulo, na zona Sul da capital paulista.

Serviço
www.alagev.org