A área da piscina do empreendimento baiano
(foto: divulgação)
 
Embora distante da realidade dos supermercados paulistas, que recentemente, depois de muito contestados, aboliram o uso das sacolas plásticas para que seus clientes carreguem suas compras, o Aldeia do Mar Hotel, localizado no município de Itacaré, na Bahia, lançou esta semana uma ação que pretende neutralizar o uso do objeto plástico odiado pelos ambientalistas. Para conseguir tal feito, o empreendimento está distribuindo as chamadas ecobags – sacolas reutilizáveis – para que seus hóspedes saiam às compras.
 
A iniciativa foi concebida em parceria com uma ONG (Organização Não Governamental) da região e faz parte de um conjunto de outras ações que, aos poucos, estão sendo colocadas em prática.
 
“Nos juntamos a esta ONG, que está fazendo um trabalho de ações sustentáveis junto ao mercado turístico local, e estamos procurando implementar novos hábitos em nossos hóspedes”, conta Vera Tardocchi, gerente do meio de hospedagem. “Já colocamos bicicletas para nossos clientes diminuirem a utilização de automóveis. Agora estamos começando a ação com as ecobags”, acrescenta.
 
Segundo Vera, a intenção é disseminar, ainda que aos poucos, novos comportamentos. “As empresas têm que ter este papel. Têm que estar preocupadas em divulgar comportamentos ecologicamente e socialmente responsáveis. Desta forma, incentivamos não somente o hóspede a mudar de comportamento, mas os funcionários também, conscientizando e propagando bons costumes”, pondera.
(Filip Calixto)