Hotels.com é desbancado pelo Facebook entre os principais sites mundiais que aglutinam reviews

O número de avaliações (reviews) de hóspedes tiveram um índice superior de 27% em 2017, do que o volume registrado no ano anterior. A maior parte desse crescimento pode ser atribuído ao Google. Os resultados fazem parte do Global Hotel Reputation Benchmark Report da Revinate, empresa de software e análise de dados para hotéis. O estudo analisou mais de 132 milhões de reviews online em 138 mil empreendimentos de 200 países.

Quase três quartos (40 milhões) de todas as avaliações vêm de quatro portais: Booking.com, Google, TripAdvisor e Facebook.

A Booking.com manteve sua liderança como o maior aglutinador de reviews, mas o Google está ganhando terreno. Os comentários no site, em 2017, cresceram mais de 200%, se comparados com o ano de 2016, com cerca de dois terços desse índice ter sido realizado entre julho e dezembro.

Reviews no Google

As opiniões dos hóspedes do Google representaram 70% do crescimento em todos os sites no ano passado. Sem os dados do Google, a Revinate diz que o crescimento ano a ano nas revisões teria sido de apenas 9% e não de 27%, como mostra o estudo.

Já para o Facebook, esta é a primeira vez que a rede social aparece entre os quatro principais sites citados no estudo, desbancando o Hotels.com.

* Crédito da foto: Pixabay/Geralt