Alessandra Vianna
(foto: divulgação/B4T)

Nas últimas décadas, os discursos hoteleiros foram tomados por um termo que tem mudado a forma de se prestar serviços de hospedagem: experiência! É recorrente a busca por transformar a hospedagem em uma experiência, em provocar experiências no hóspede, em garantir que a experiência da viagem seja positiva, em oferecer experiências autênticas, em promover uma experiência única… experiência, experiência, experiência!

É fato também que os consumidores atuais são mais experientes 😉 e com mais referencial; e que vivemos em um mundo sempre “beta”. Traduzindo: temos consumidores ávidos por experiências (olha a palavra mágica aí de novo!) e bastante críticos, ao mesmo tempo que estão sujeitos a experimentar produtos ainda em fase de planejamento, permitindo-os participar ativamente da conceituação de um novo negócio.

Todo esse contexto é um prato cheio para o surgimento e, diria eu, para a longa permanência de uma tendência chamada “vida pop up”. “Vida pop up” é a oferta de produtos e serviços por um curto período de tempo, que varia entre dias e meses, garantindo exclusividade em decorrência do caráter temporário de sua existência.

Mundo afora, o conceito de “pop up” existe desde o início de 2000, na época atrelado apenas às lojas pop ups. Recurso este que foi utilizado por marcas como Waltmart, eBay, Nike e Louis Vuitton. Hoje, 14 anos depois, existem agências especializadas em criar conceitos para lojas pop ups e sites específicos para a divulgação de datas de realização de eventos pop ups e de espaços disponíveis para locações de curta duração.

Mas “vida pop up” vai além das lojas: o conceito sugere extrapolar os limites de um ambiente oferecendo experiências pop ups. Como? Seguem alguns exemplos:

1. Brazil Pop Up Diner: evento pop up que ocorrerá todos os domingos de 09 de março a 08 de junho em Londres com o objetivo de divulgar a culinária de 11 cidades-sede da Copa do Mundo. Além dos pratos típicos, música, decoração e bebidas da região comporão o ambiente.

Insight: Os participantes desse evento são também seu público-alvo? Que tal ser um parceiro, então? Fique atento às oportunidades!

2. Um dos mais recentes exemplos dessa tendência aplicada pela hotelaria foi a ação do Courtyard, by Marriot no evento SXSW, em Austin, Texas. O hotel montou um lounge e um container decorados que, mediante reserva antecipada grátis, era possível usufruir de wifi free e tomadas para recarregar as baterias de gadgets.

Insight: Seu hotel participa de feiras de turismo?! Que tal rever o tradicional formato do seu stand e promover um espaço realmente inspirador e “alivia aí”?! Menos distribuição de folder e cartão e mais experiência!

3. Promoções pop ups também costumam causar buzz; veja o exemplo da campanha das “minigarrafinhas de todo mundo” da Coca Cola: as garrafinhas e engradados que fizeram tanto sucesso na década de 80 voltaram em uma ação pop up para a Copa do Mundo, porém, com pouco mais de um mês de duração, o estoque de brindes tinha esgotado! PS: para ter direito ao brinde o consumidor precisava juntar tampinhas de garrafas ou anéis de latinhas e pagar mais R$3,80.

Insight: Você tem um programa de fidelidade? Que tal oferecer brindes/opções de trocas de pontos diferenciados em um período específico do ano?

4. Não é preciso se limitar ao seu negócio! Veja os casos dos bares pop ups das grifes Hermés e Prada e do restaurante pop up da Electrolux! Quem também sai da sua área de atuação é a empresa de móveis belga Royal Botania: há 3 anos sua ação pop up é a montagem de um hotel de luxo em locais inusitados, atrelando arte, alta gastronomia e oferecendo status! Em 2014, a ação Tender2 ocorre no Atomium, edifício de Bruxelas conhecido por sua arquitetura diferenciada.

Insight: O que o seu público-alvo valoriza? Status, diversão, relaxamento, contemplação…? Como suprir essas necessidades mesmo seu cliente não estando hospedado?

5. Faça parcerias e facilite a vida de seus clientes com experiências e produtos convenientes e/ou inovadores. Em 2013 a Ford promoveu uma ação pop up de lançamento do novo Fusion: passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo que utilizavam um dos estacionamentos do entorno tinham a opção de fazer seu traslado com o novo Fusion. Uma forma de realizar um test drive em uma situação real!

Insight: uma ação dessas não caberia muito bem ao seu hotel? Já dizem os publicitários: na vida nada se cria, tudo se copia!

Enfim, vida pop up permite às marcas liberdade para testar novos produtos, novos mercados ou lançar uma nova campanha! Inove e utilize isso a favor do seu negócio!

E por último, #ficaadica
Lojas e ações pop ups devem ser criativas e romper paradigmas!
É importante que a participação do cliente no espaço pop up seja uma experiência diferente daquela usufruída no espaço convencional.
Criar um senso de urgência e exclusividade é fundamental para atrair pessoas: é preciso gerar aquele sentimento de “vá antes que acabe”.

Quer conhecer mais a fundo as referências de vida pop up que usei para esse artigo? Confira:

https://greenroomretail.co.uk/
https://www.londonpopups.com/
https://www.brazilpopupdiner.com/
https://www.disque9.com.br/conteudo/courtyard-by-marriott-no-sxsw/
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/26/minigarrafinhas-de-promocao-da-coca-cola-ja-acabaram-na-maioria-dos-estados.htm
https://www.disque9.com.br/conteudo/bar-pop-up-da-herme-lencos-e-diversao/
https://www.disque9.com.br/conteudo/juice-bar-pop-up-da-prada-no-qatar/
https://www.disque9.com.br/conteudo/the-cube-restaurante-pop-up-nas-alturas/
https://www.tender2.eu
https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt/news/2013/10/18/ford-promove-test-drive-do-novo-fusion-no-aeroporto-internaciona.html

*Alessandra Vianna é Coordenadora de Projetos da Mapie, empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.

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