O projeto Aliah, idealizado por uma equipe de gestores no Estado de São Paulo, tem como objetivo a construção de um empreendimento hoteleiro sustentável. O complexo, instalado em Bragança Paulista, será desenvolvido a partir de um modelo proposto por jovens arquitetos. Para isso, o Aliah lança o concurso Um Hotel Sustentável para uma Copa Verde.
 
Com inscrições abertas, a iniciativa irá selecionar as melhores ideias e o vencedor participará da construção de um hotel sustentável ao lado da Zanettini Arquitetura. O objetivo, de acordo com os responsáveis pelo projeto, é valorizar ideias inovadoras em projetos de empreendimentos hoteleiros e suprir parte da demanda por acomodação e turismo durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 e, ao mesmo tempo, atentar para a importância do legado após a realização das competições esportivas.
 
“Trata-se de uma oportunidade para vivenciar a sustentabilidade na prática, muito mais do que um hotel verde, é a concretização de um modelo de negócio rentável que promove impacto sócio ambiental positivo”, afirma Adriana Mallet, idealizadora do projeto e coordenadora geral de projetos da Aliah Consultoria e Projetos em Sustentabilidade.
 
“A iniciativa é valida para estimular nos jovens arquitetos a preocupação em projetar empreendimentos verdes e, desta forma, ingressar neste novo mercado da construção civil sustentável. Mesmo porque as novas diretrizes nacionais e mundiais buscam profissionais com estas qualificações e este será um grande diferencial para a Copa do Mundo e Olimpíadas no País”, destaca Marcos Casado, Gerente Técnico LEED do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), parceiro do Aliah no concurso.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 8 de dezembro, no site do Aliah. Para participar do concurso é preciso ser arquiteto habilitado no Estado de São Paulo e ter, no máximo, cinco anos de formação. 
(Juliana Bellegard)