Alma Jazz Club- hostelMatos: estudamos a demanda de Campinas antes de abrir o hostel

Inspirado nos clubes de jazz de New Orleans, nos Estados Unidos – berço do estilo musical – o Alma Jazz Club oferece uma proposta inusitada em Campinas (SP): o bar também abriga um hostel para frequentadores ou não da opção gastronômica.

A hospedagem já existia antes da construção da casa que hoje oferece shows e happy hours com culinária criola. Visando garantir a segurança dos clientes que estão de carro, os quartos possuem banheiros compartilhados e passaram por reformas no investimento de R$ 140 mil.

“Estudamos a demanda da região antes de levar o Alma Jazz Club. O jazz tem um público diferenciado, são pessoas que vêm para apreciar uma boa música e uma refeição de qualidade”, explica Eduardo Matos, proprietário da casa. “Elaboramos um ambiente e um cardápio pensando especificamente nesses clientes”, ressalta.

Os hóspedes do hostel variam entre 25 a 45 anos, enquanto os frequentadores do bar possuem uma etária mais elevada – entre 30 e 60 anos. A receita do Alma Jazz chega a quase ser igualitária tanto para hospedagem quando para Alimentos&Bebidas, sendo 45% e 65%, respectivamente.

“Nosso número de hóspedes vem aumentando nos últimos meses. Além disso, eles passaram a gastar mais no restaurante”, afirma Matos. “Nosso chef é experiente e já passou por casas renomadas. Ele conseguiu integrar no cardápio uma culinária exótica, que atrai muitos clientes na hora do jantar”, ressalta.

A princípio, o empreendimento levava o nome de Alma Hostel, mas segundo o empresário a casa passou por um reposicionamento de marca. “Mudamos o nome, pois as pessoas não estavam entendo a proposta”, pontua.

Presente nas principais OTAs do mercado de turismo, o hostel também pode ser encontrado em buscas especializadas em gastronomia. “Utilizamos sites de hospedagem e assessoria segmentada para o bar”. 

Alma Jazz Club: projeções

Localizado no bairro de Cambuí, conhecido por sua vida noturna agitada, o hostel projeta 30% de crescimento no faturamento em 2019. “O primeiro trimestre foi acima do esperado, principalmente em janeiro. Estamos com boas expectativas”, diz Matos.

Com mais duas unidades, o Alma Coliving (com área para coworking) e o Alma Grey Bowl – que conta com pista de skate – o Alma Jazz ainda não tem planos de expansão. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Alma Jazz Hostel