Almundo revela perfil do viajante brasileiro no 1º semestre

almundoO consumidor está cada vez mais usando o mobile para reservar viagens

A agência Almundo acaba de realizar um levantamento que destaca o perfil do viajante brasileiro no primeiro semestre de 2019. A pesquisa revela que o consumidor digital é predominantemente feminino (60%). Além de compra passagens com 109 dias de antecedência e estar na faixa etária de 25 a 34 anos. 

O estudo analisou que a maioria das compras são realizadas por meio do desktop (59%), enquanto mobile representa 41%. De acordo com Luciano Barreto, Country Manager da Almundo, apesar da ascensão do mobile estar cada vez mais significativa, muitos viajantes ainda têm receio de realizar transações via celular. 

“Nosso objetivo é que a experiência de compra do viajante seja 100% segura, tanto via desktop, quanto por meio do mobile. Apesar do desktop ainda ser predominante, a tendência é que as transações via dispositivo móvel e aplicativo aumentem cada vez mais”, explica.

Ainda segundo o levantamento, o ticket médio total no período foi de R$ 2,7 mil. Com Santiago, Buenos Aires, Miami, Lisboa e Nova York sendo os destinos internacionais mais procurados. Dos nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife foram os mais populares.  

Almundo: comparativo 2018 X 2019

Segundo Barreto, houve um crescimento em relação às vendas para Santiago de 2018 para 2019. Um dos motivos foi a companhia aérea Sky, low cost que opera voos diretos da capital chilena para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Com previsão para iniciar rotas para Florianópolis. Além disso, em 2019, Orlando deixou de aparecer entre os destinos do Top 5, dando lugar a Buenos Aires.  

“Esse crescimento de buscas para destinos como Santiago (esse ano em primeiro lugar) e Buenos Aires, acontece não só em função da entrada de low costs como a Sky, mas também devido à alta do dólar, que faz com que destinos como os dos EUA sejam menos atrativos”, explica.

No primeiro semestre de 2018, a antecedência de compra foi de 82 dias. Comparado a este ano, houve um aumento de mais de 25 dias, o que mostra que os brasileiros estão planejando as suas viagens com cada vez mais antecedência. A predominância de compras em viagens este ano é exatamente a mesma que no anos passado (feminina e com faixa etária de 25 a 34 anos). Contudo, as compras de passagens aéreas via desktop somavam 68%, enquanto mobile 32%. Em 2019, o desktop ainda é predominante, porém houve aumento significativo no número de acessos via dispositivos móveis, de quase 10%.

(*) Crédito da foto: นิธิ วีระสันติ/Pixabay 

Comentários