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Com as férias escolares de julho apontando no calendário e na expectativa dos possíveis viajantes, a FecomercioSP realizou uma pesquisa, por meio de seu Conselho de Turismo. O objetivo foi analisar impactos da desvalorização do real no mercado turístico durante esse período, que é muito esperado por empresários do setor. A pesquisa foi feita com o depoimento de 330 empresários e concretizada na semana de 4 e 8 de junho.

A entidade paulista, que para a sondagem entrevistou empresários do ramo, apontou em números que 52% dos entrevistados dizem que a venda do mês de julho deve diminuir. Até para 21% que acreditam em um crescimento, assumem que o índice será abaixo da expectativa.

Somente 27% se dizem otimistas e não esperam mudanças nas expectativas.

Mesmo assim, o levantamento não registrou muitos cancelamentos – apenas 7% após a alta no câmbio. As alterações seriam, por exemplo, na troca de destinos internacionais por domésticos, ou na programação planejada inicialmente.

“A intensa flutuação do câmbio gera incerteza também no Turismo, afetando também os planos para os feriados de 2018 e final do ano. O Turismo interno sai ganhando, obviamente", diz a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui.

Segundo Mariana, mudanças no câmbio menos significativas permitem que as famílias se planejem melhor e não se surpreendam com os gastos em seus cartões de crédito no exterior. Ela aponta a situação como excelente para vender o Brasil em vista ao mercado internacional.

Contrastes: julho em São Paulo e outras cidades

Uma outra pesquisa, feita pela ViajaNet, concluiu que existem pessoas que não desistiram de viajar – pelo menos por vias aéreas – durante o período das férias. 

32% das viagens ficaram concentradas na capital paulista, seguida por Fortaleza (14%), Porto Alegre (9%) e Brasília (8%). As outras cidades (Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Salvador e São Luís) ficaram entre 7% e 4% no ranking.

Além disso, constatou-se também que 75% desses viajantes são famílias, com compras múltiplas de passagens. Somente 25% viajarão sozinhos.

Segundo o head de Marketing da plataforma, Gustava Mariotto, São Paulo ficou com a primeira colocação em razão das muitas atividades para se fazer, como gastronomia, parques e shoppings. "A cidade se destaca pela oferta", completa.

Atualmente, a moeda norte-americana é cotada em R$ 3,74.

(*) Crédito da Foto: PublicDomainPictures / Pixabay