senac-alunosAlunos ocuparão cargos essenciais para a operação do hotel

Estudantes do Bacharelado em Hotelaria e Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac estarão à frente do Grande Hotel Campos do Jordão no próximo final de semana. O Hotel-escola será palco da oitava edição do Desafio Senac: Alunos no Comando entre os dias 25 e 27 de outubro. O tema escolhido foi Mistérios da Serra que Chora: Mantiqueira.

Os alunos participaram de uma seleção para fazer parte da equipe que operará o empreendimento com clientes reais. Estudantes de outros cursos como Bacharelado em Educação Física, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Gastronomia também farão parte do projeto.

A vivência universitária é realizada pela instituição desde 2012 e tem o objetivo de desenvolver competências como gestão, liderança, trabalho em equipe, criatividade e flexibilidade, possibilitando na prática o aprimoramento das soft skills, além de ampliar e enriquecer a formação desses futuros profissionais dos setores de serviços e hospitalidade.

O Desafio Senac: Alunos no Comando é uma atividade promovida pela instituição que faz parte de uma disciplina optativa do Bacharelado em Hotelaria e do curso de Tecnologia em Hotelaria. Os alunos são divididos em cargos essenciais para o funcionamento de um hotel como: gerente geral, gerente de Hospedagem, gerente de Alimentos e Bebidas, gerente de Lazer, gerente de Eventos e gerente de Comunicação e Marketing.

“O aprendizado começa antes do evento. Todas as ações e reuniões me proporcionaram um olhar bem amplo do que é gerenciar um hotel. Para o Desafio Senac: Alunos no Comando 2019, quero ajudar a promover um evento que hóspedes e alunos tenham uma experiência enriquecedora, mágica e inesquecível”, afirma Lívia Cardoso, estudante que ocupará o cargo de gerente geral do Grande Hotel Campos do Jordão, durante o final de semana.

Conheça o perfil dos alunos que participarão do desafio no link.

Senac: programação

O tema do desafio foi inspirado no projeto Saberes da Mantiqueira, proposta pedagógica idealizada pelos alunos e professores do Tecnologia em Gastronomia do Senac – Campos do Jordão. Eles mapearam e criaram um roteiro gastronômico com pequenos produtores da região.

A vivência terá programação voltada às lendas destacando a utilização e consumo de produtos locais, fortalecendo a identidade e auxiliando no desenvolvimento turístico da região. Um jantar temático dará as boas-vindas aos hóspedes com cardápio preparado com ingredientes locais e decoração que destacará a história da Serra da Mantiqueira, com cenários que remetem às tribos indígenas, o desenvolvimento territorial e social durante o ciclo do ouro e do café.

No sábado, dia 26, os convidados poderão participar de uma trilha no pomar do Grande Hotel como parte da atividade Você colhe o que planta. Nela, os participantes serão guiados para provar frutas nativas, como o pinhão e a physalis. Em seguida, Leonardo Russo, sommelier de café promove uma degustação de cafés com grãos provenientes da Mantiqueira. No fim do dia, acontece o workshop de harmonização com vinhos e queijos.

À noite, será servido um jantar temático com produtos locais e uma apresentação teatral que contará o romance entre uma bela indígena que vivia na região e o astro-rei Sol. A paixão entre os dois foi impedida por Tupã quando ele construiu uma enorme montanha para isolar a jovem. Ela passou a chorar muito de tristeza e suas lágrimas formaram nascentes que até hoje abastecem os córregos da região. Mantiqueira em tupi-guarani significa “a serra que chora”.

Ainda haverá a apresentação de violeiros, dançarinos regionais e um bate-papo com Ricardo Martins, fotógrafo responsável pelas imagens expostas no evento e pelo livro Amantikir – A Serra que Chora, que mostram as belezas da região da Mantiqueira.  

No domingo, dia 27, merece destaque a feira orgânica, que acontecerá no deck do hotel-escola Senac. É a oportunidade para os hóspedes conhecerem e comprarem as mercadorias diretamente dos produtores locais, como queijos, vinhos, azeites, cafés, doces e artesanatos diretamente dos produtores locais.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Senac