Ampliação do Centro de Convenções de Maceió recebe visita do trade turístico

Centro de Convenções de MaceióAo lado do Governador Renan Filho, os presidentes do Maceió Convention e ABIH-AL conferiram a construção

Turismo de negócios e Maceió não tinham tanto em comum como hoje em dia. Com um trabalho estratégico e focado, Alagoas tem ganhado notoriedade no segmento e investimentos que incrementam, ainda mais, o destino. Ontem, 01 de julho, o Presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Glênio Cedrim, o Governador Renan Filho, o Secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito e o Presidente da ABIH-AL, Milton Vasconcelos, foram conferir o andamento das obras de ampliação do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, maior espaço para eventos do estado.
 
Atualmente, o Centro de Convenções conta com 3.400 lugares em todo espaço, e, após a ampliação, terá auditório para 1.000 pessoas, três salas especiais, área de convivência, além de dois pavimentos de garagem para mais de 226 veículos. O que possibilita a captação de novos congressos, eventos e feiras, em geral, além de elevar a competitividade do segmento que é importante aliado do Turismo de Lazer.
 
De acordo com os dados levantados pelo MC&VB, escritório focado na captação de eventos profissionais, até 2022, Maceió tem confirmado 39 eventos, com a expectativa de mais de 41 mil participantes e um impacto econômico que supera os 50 milhões. Números elevados que fazem do setor o segundo maior responsável pelo fluxo de turistas, ficando atrás apenas da agência de viagens CVC.
 
Se compararmos os dois últimos anos, de acordo com os eventos captados e apoiados pelo Convention Bureau, a elevação é significativa. Enquanto em 2017 foram realizados 36 eventos para mais de 25 mil pessoas, em 2018 contamos com 48 encontros para quase 50 mil participantes. Já o impacto econômico apresentou um aumento de 100%, passando de 35 para média de 70 milhões deixados durante o último ano.
 

Centro de Convenções Maceió: Incrementos no Turismo

A relevância do segmento de eventos ganha nitidez ao ser uma forte parceira da hotelaria, que, nos últimos anos, apresentou um crescimento notável. De maneira sustentável, os hotéis de alagoas duplicaram seu número de leitos. Próximo aos 22 mil, os meios de hospedagem enfrentam o constante desafio da ocupação durante todo o ano.Com a elaboração de estratégias e a realização de ações voltadas para o setor, tanto no turismo de negócios como no de lazer, Alagoas tem conseguido manter o nível médio de hóspedes e se destacado entre os setores que mais emprega no estado.
 
É notória a importância dos eventos e negócios em Alagoas e a aliança essencial para o combate da sazonalidade no turismo, refém dos períodos de alta e baixa estação. Com os investimentos, elaboração de projetos, auxilio dos termos de fomento entre o MC&VB, estado e município, as ações alcançaram novas proporções e atingiram o setor de maneira acentuada. 

 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Maceió Convention & Visitors Bureau

 

 

Comentários