Norwegian Air - autorização AnacPróximo passo é a definição das rotas de operação

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou o funcionamento da empresa low cost Norwegian Air no Brasil. A decisão foi publicada hoje (8) no Diário Oficial da União. Segundo informações do MTur (Ministério do Turismo), a agência estatal liberou a companhia aérea para fazer o transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal. O próximo passo é o registro das rotas e a comercialização das passagens.

A autorização entra em vigor hoje (8) e está condicionada ao cumprimento pela empresa das exigências previstas em lei. Segundo o MTur, representantes da pasta mantêm contato com a cúpula da empresa desde fevereiro.

Segundo a agência de notícias Reuters, a empresa aérea de baixo custo havia solicitado, por meio de sua subsidiária do Reino Unido, direitos de tráfego no Brasil para possíveis voos a partir de Londres, em julho. Na ocasião, a empresa afirmou que buscava oportunidades para iniciar as operações em 2019.

Norwegian Air: negociações

Enquanto presidente da Embratur, Lummertz foi quem iniciou as tratativas com a companhia aérea europeia. Em março, Bjorn Kjos, presidente da Norwegian Air, reuniu-se com Alberto Alves, secretário-executivo do MTur. Na ocasião, Alves se colocou à disposição para ajudar na interlocução com a Anac.

“A operação da Norwegian Air representa um importante passo na internacionalização do turismo brasileiro. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, o transporte aéreo ganha ainda mais relevância. Por isso, é fundamental que o Congresso Nacional ajude na modernização das regras do setor”, diz, em comunicado, Vinicius Lummertz, ministro do Turismo.

Céus abertos

Estratégico, o setor de aviação pode passar por grandes transformações nos próximos anos. Está em tramitação no Congresso Nacional projeto lei que permite o aumento da participação do capital estrangeiros nas companhias aéreas nacionais. Na avaliação do Ministério do Turismo, a medida aumenta a competitividade do turismo nacional, possibilitando uma ampliação de oferta de assentos. O texto estava na pauta de ontem (7), mas foi retirado.

Além disso, a Anac recentemente regulamentou os voos de férias, com fretamento de aviões. Em paralelo, a presidência da república sancionou a política de céus abertos com os EUA. Com isso, as empresas aéreas que operam entre o Brasil e EUA, não têm mais limites de rotas.

(*) Crédito da foto: Johan Nilsson/Reuters