Anavilhanas Jungle LodgeHotel fica em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas

O Anavilhanas Jungle Lodge, localizado em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas, no estado do Amazonas, intensifica, no segundo semestre, suas ações de cunho social e ambiental. O hotel ajuda comunidades próximas e tentar reduzir o impacto da operação na natureza. Um exemplo de ação social promovida recentemente pelo empreendimento foi a instalação de energia solar na Escola da Comunidade de Santo Antônio, em Novo Airão (AM).

A novidade garante o funcionamento elétrico da escola, atuando na luz dos ambientes, ventiladores e geladeira. Além disso, a organização montou também uma biblioteca com a atuação de uma pedagoga para acompanhar e melhorar o programa escolar.

"Nossa intenção é envolver a nossa atividade turística e buscar o desenvolvimento sustentável da região", diz Fabiana Caricati, diretora do Anavilhanas Jungle Lodge — inaugurado em 2016. Segundo a executiva, o grande viés das movimentações é gerar consciência nos hóspedes da riqueza do meio ambiente e da necessidade de preservá-lo.

Outra ação social desenvolvida diz respeito ao próprio Anavilhanas, que possui uma equipe de funcionários formada prioritariamente por pessoas da região. No total, são 75 funcionários, sendo que 65 pertencem às comunidades locais.

Na parte ambiental vale citar que alguns alimentos consumidos no Anavilhanas Jungle Lodge são produzidos no próprio hotel através do sistema de permacultura, conceito de cultura permanente que produz alimentos com adubo orgânico e livres de defensivos químicos.

Anavilhanas Jungle Lodge: mudanças no empreendimento

No início, o hotel ocupava uma área de 45 hectares, hoje aumentada para 130 hectares destinados à preservação da mata nativa. Nos passeios na Floresta Amazônica é adotado pelos guias vários procedimentos para não provocar estresse nos animais e de interferir o mínimo possível no ambiente.

Recentemente todos os aparelhos de ar condicionado dos 22 chalés e bangalôs foram trocados por modelos inverter com eficiência energética tipo A e certificação em baixo consumo energético.

(*) Crédito da Foto: Divulgação/Anavilhanas Jungle Lodge