Expedia - Raquel LimaRaquel: anúncios com boa performance

Certamente você já se deparou com essa situação. Ao buscar por um hotel em São Paulo dentro de uma OTA (Online Travel Agencie), você visualiza páginas e mais páginas de opções. Assim como no Google, só “existe” na internet (e realmente vende) quem está na primeira ou na segunda páginas. Essa realidade abre espaço para a venda de anúncios dentro da plataforma das OTAs, tornando-se outra relevante fonte de receita para essas empresas. No Expedia, por exemplo, a publicidade digital já responde por 11% da lucratividade.

Algumas estatísticas reforçam a necessidade do investimento em mídia paga na internet. Segundo dados da empresa de marketing digital americana imFORZA, 75% dos usuários nunca clicam em resultados após a primeira página de pesquisa. Já números do Search Engine Journal apontam que 60% dos cliques vão para as três primeiras posições dos mecanismos de pesquisa.

Segundo Marcos Swarowsky, Senior Director Market Management para América do Sul do Expedia, a área de publicidade digital vem ganhando muita relevância. “É mais uma maneira de ajudarmos nossos fornecedores, bem como países e destinos (entenda melhor abaixo)”, diz o executivo. “Isso está completamente em linha com nosso pilar de sermos localmente relevantes. Estamos investindo bastante na área, que deve crescer muito na América do Sul”, afirma.

Expedia: produtos publicitários

Hoje, o Expedia tem dois tipos de produtos em sua plataforma de anúncios: travel ads e media display. O primeiro é bastante focado em performance e coloca o hotel no primeiro lugar das buscas. Segundo a empresa, o mecanismo funciona de maneira muito parecida com o Google Adwords.

“Há um leilão virtual e o vencedor aparece na primeira posição, com o anunciante pagando em um mecanismo ‘pay per click’”, explica Raquel Lima, Area Manager do Expedia, destacando que o segundo colocado aparece na sétima colocação das pesquisas. “Nesse produto, o retorno de investimento é de 13 para 1, ou seja, é um produto que funciona muito bem, com uma adoção cada vez mais forte”, complementa Swarowsky.

Expedia - Travel AdsDestacado em vermelho o anúncio do travel ads

Já o media display são banners dentro da plataforma que, se clicados, direcionam para páginas específicas dentro do Expedia. “É um público-alvo diferente dos travel ads. Normalmente, destinos, redes de hotéis, ministérios e escritórios de promoção compram essa mídia”, destaca o executivo.

Swarowsky ressalta também a eficiência do produto. “Temos milhões de dados de buscas de nossos usuários. Por meio deles, conseguimos passar insights e inteligência de mercado para nossos anunciantes”, explica. “Conseguimos dizer para escritórios de promoção, por exemplo, quais mercados estão fazendo mais buscas sobre destinos do país. Dessa forma, eles podem promover campanhas publicitárias na nossa plataforma muito mais eficazes. Neste momento, estamos fazendo uma campanha com o Reino Unido”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(*) Crédito das imagens: reprodução de internet