Um dos principais destinos religiosos do Brasil deve entrar em breve para o Guinness World Records. Aparecida do Norte (SP) ganhará em 2021 um complexo multiuso com shopping, áreas de entretenimento, business center, auditório e um meio de hospedagem. Com 109,7 metros de altura e em formato de vela, a torre que abrigará o hotel ganha o título de maior vela do mundo.

O complexo Vela da Fé, como foi batizado, está sendo estruturado pela empresa curitibana GCS Capital. O projeto é assinado pela G2 Implantação e Consultoria e conta com outros investidores que viabilizaram a obra. Até a abertura do empreendimento, o aporte total estimado é de R$ 200 milhões. 

Com previsão de lançamento para o final de 2021, o complexo será colocado à venda. “Colocaremos o Vela da Fé no mercado como uma oportunidade de investimentos diversificados para empreendedores que se interessarem. Isso diminui o risco e aumenta a liquidez”, explica Charluan Gamballe, CEO da GCS.

De acordo com Gamballe, para a administração do hotel, a preferência é por redes, mas sem descartar a possibilidade de uma operação independente. “Temos interesse em bandeiras para somar ao projeto, trazer parcerias que beneficiem a comunidade de Aparecida do Norte. Este não é apenas um empreendimento hoteleiro, mas também um projeto social que busca fomentar o turismo na região”.

Aparecida do Norte: o complexo

A ideia do Vela da Fé surgiu de uma promessa feita por Edson Cooper, empresário paranaense devoto de Nossa Senhora Aparecida. Após pedir a santa a cura de duas pessoas da família que apresentaram melhoras, o executivo prometeu construir a maior vela do mundo para a padroeira da cidade.

O corpo da vela é onde será levantado o hotel padrão quatro estrelas, que contará com 140 quartos de categoria midscale, divididos em 26 andares. A infraestrutura ainda oferecerá restaurante e elevador com vista panorâmica, possibilitando ver o Santuário Nacional de Nossa Senhora. Já o complexo disponibilizará de lobby bar, espaço de jogos e lazer, shopping com praça de alimentação e centro de eventos com capacidade para 300 pessoas.

Com fortes influências do cristianismo, o Vela da Fé terá áreas dedicadas à prática da religião, como capela, sala de todos os santos e velário. Além disso, o empreendimento visto de cima terá o formato da cruz de malta do peixe, fortes símbolos para os cristãos.

Mesmo com viés privado, o projeto vem com o intuito de beneficiar seu entorno com horta comunitária, quadra poliesportiva e academia ao ar livre. Segundo Gamballe, a região do Vale do Paraíba carece de opções de lazer, e a chegada do empreendimento deve mudar o cenário e alavancar o turismo. “Fizemos uma pesquisa e a maioria dos moradores afirmaram sentir falta de espaços de entretenimento. Na região do Vale, os municípios se conversam, então a ideia não é apenas atrair o turismo religioso, mas fornecer outras opções de lazer para os demais públicos”.

(*) Crédito da imagem: Divulgação/Projeto Vela da Fé