Salvador
(foto: divulgação/Setur-BA/Rita Barreto)

Divulgada recentemente pela HVS e pela HotelInvest, a sétima edição do Panorama da Hotelaria, que revela os resultados do mercado em 2014, listou o desempenho de seis capitais brasileiras: de Porto AlegreCuritibaSão PauloBelo HorizonteRio de Janeiro e Salvador. Apontada como uma das mais beneficiadas pela Copa do Mundo, a capital baiana deve enfrentar um cenário mais desafiador em 2015.

Os números do levantamento apontam que, apesar das perspectivas pouco favoráveis para 2014, o mercado soteropolitano registrou um aumento de 13,3% na demanda por hospedagem, acima do crescimento da oferta (9,9%). As diárias tiveram um incremento de 3,5%; a ocupação, de 3,1%; e o RevPar (receita por apartamento disponível), 6,8%.

O relatório aponta, no entanto, que as novas inaugurações, os custos operacionais e o cenário macroeconômico devem contribuir para que 2015 tenha mais desafios, podendo resultado em queda de diárias e RevPar. Já em um cenário de médio prazo, pode-se esperar aumento de ocupação e diária média, uma vez que "a cidade está no fim de um ciclo de expansão de oferta", segundo a publicação.

Serviço
www.hotelinvest.com.br