Manuel Gama, presidente da companhia que atua em SP, no RJ, ES e na BA 
(foto: divulgação/In the Press)

Companhia que administra 11 hotéis em quatro Estados brasileiros, a Travel Inn está posicionada entre as "empresas enxutas", conforme definição da própria liderança da organização, no mercado de hospedagem nacional. A rede presidida por Manuel Gama, também atual presidente do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), divide suas propriedades em quatro tipos: hotéis, resorts, pousadas e flats. E apostando nessas possibilidades coordena os passos que dará num ano com projeções de retomada em desempenho e resultados.

Ponderando sobre o conturbado 2016 e o auspicioso ano atual, Gama revela ao Hôtelier News como entende o mercado e o andamento da rede em sua atual caminhada.

Hôtelier News: Como a rede resume o ano de 2016 e suas peculiaridades?
Manuel Gama: Apesar de desafiador, 2016 foi um ano de oportunidades para a rede Travel Inn, que em épocas de crise cresce por sermos uma empresa enxuta com foco na otimização do resultado. Esse crescimento foi alavancado pela troca de bandeiras, devido a altos custos operacionais e, em alguns casos, o pagamento de royalties e uso de marcas. A Matriz não teve queda de faturamento devido a novos contratos, porém as unidades em operação sofreram com esta crise acentuada.

HN: Como a rede projeta seus passos de crescimento?
Gama: Estamos muito esperançosos por uma melhora na economia a partir do segundo semestre de 2017 e apostamos na colheita dos frutos dos trabalhos desenvolvidos em 2015 e 2016, voltando aos patamares normais de crescimento e desempenho. No último trimestre de 2016 houve um aumento de Prédios (Hotéis e Flats) em negociação.

HN: Nos últimos meses, a companhia ganhou mais um reforço com a abertura em Marília. Como foi o desenvolvimento para assumir essa unidade e como ela acrescenta ao portfólio? 
Gama: Somos uma empresa flexível que se adapta às necessidades de cada empreendimento, e com o Travel Inn Marília não foi diferente. O empreendimento é estratégico no processo de expansão da rede no interior de São Paulo. Nossa intenção é fazer com que os clientes enxerguem no Travel Inn Marília o melhor custo benefício da região. Ele vem para completar, junto com os que já temos nas cidades de Jundiaí, Campinas e Indaiatuba, espaços importantes no Estado .

HN: Como está o mercado para a rede, vocês têm trabalhado com maior ênfase no corporativo ou em lazer?
Gama: Acreditamos que o mercado sempre trará boas oportunidades para empresas capazes de se adequar as constantes mudanças, mas temos ciência de que precisamos trabalhar mais, ter ainda mais jogo de cintura e, principalmente, negociar mais, especialmente no segmento corporativo, no qual reunimos grande parte da nossa atuação.
 
HN: Qual é o principal objetivo do grupo para o ano de 2017?
Gama: Concentraremos nossas energias na garantia do sucesso da inauguração do Travel Inn Indaiatuba. Já estamos na ação de montagem e pré-operação do hotel que conta com 216 apartamentos, para que o empreendimento possa abrir suas portas ao público em novembro. Projetamos o hotel para ser percebido como uma opção de hospedagem econômica, de muito bom gosto em sua decoração, e com todo o conforto que um executivo gostaria de ter em seu apartamento. 
 
HN: Num cenário tão competitivo, o que vocês têm feito para atrair a atenção do cliente?
Gama: Além de pacotes de benefícios para reservas feitas por meio de nosso site, nosso foco em 2017 é a experiência do hóspede e atenção às suas necessidades. Percebemos, por exemplo, que a conexão à internet de qualidade e tomadas para recarregar os diversos gadgets utilizados pelos hóspedes são fundamentais para que ele tenha uma boa percepção do hotel e estamos trabalhando para promover a satisfação plena do hóspede nesse sentido. Além disso, todos os nossos produtos estão se adequando à distribuição digital. O mais interessante é que conseguimos verbas para dar início a reformas, nas áreas sociais e apartamentos, para melhor atender os nossos hóspedes.

Serviço
travelinn.com.br