Os prefeitos das estâncias turísticas paulistas avaliaram durante encontro no último fim de semana em Bananal, no Vale do Paraíba, os desafios para o crescimento de seus municípios, sem comprometer a qualidade de vida local, por meio de ações de sustentabilidade. O debate aconteceu durante a 5ª reunião ordinária da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).

 
“Este é o grande desafio: crescer, mas de forma sustentável. É necessário que as estâncias se mobilizem para dar continuidade ao crescimento econômico, social e ambientalmente sustentável”, enfatiza George Winnik, coordenador do Programa Cidades Sustentáveis, que ministrou palestra sobre o tema.
 
Segundo o especialista, estima-se que, em 2030, ao menos 60% da população mundial viverá nas cidades grandes. Já em 2050, este percentual aumentará para 70%. Ainda segundo Winnik, no Brasil, 85% da população já vivem nas metrópoles.
 
O tema será a principal bandeira da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que será realizada no próximo ano, no Rio de Janeiro, e já vem provocando encontros de especialistas, ONGs (Organizações Não-Governamentais) e representantes da sociedade, desde o ano passado.
 
O Programa Cidades Sustentáveis proporciona aos municípios participantes visibilidade, com divulgação na mídia. Os prefeitos têm acesso a informações estratégicas e podem trocar experiências com outras cidades, tanto brasileiras como de outros países.
 
As estâncias interessadas em aderir ao programa também podem fazer parte de uma rede de cidades sustentáveis brasileiras, latino-americanas, entre outras.
 
As informações foram enviadas esta manhã à Redação pela Assessoria de Imprensa da Aprecesp.