O Estado do Arizona fica situado na porção sudoeste dos Estados Unidos, em fronteira com o México, numa área de clima predominantemente seco. As paisagens naturais constituem o principal atrativo do destino e variam bastante ao longo do território, numa geografia acidentada na parte norte, com canyons e montanhas, e regiões mais áridas e desérticas ao sul.

Recebendo mais de 5 milhões de visitantes todos os anos, o Grand Canyon é a atração turística mais importante do Estado, considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo. São aproximadamente 450 quilômetros de extensão, num cenário de paredões rochosos íngremes e terreno semi-árido atravessado pelo rio Colorado. Os visitantes costumam explorar o Parque Nacional em caminhadas, de bicicleta, em passeios de helicópteros ou praticando rafting.

Ainda na região norte do Arizona está situado o Monument Valley, uma reserva que também engloba o Estado de Utah e é caracterizada pelo solo arenoso e enormes torres de arenito. Outra atração é a Floresta Petrificada, composta por árvores e vegetações que foram encobertas por lava vulcânica. Milhões de anos mais tarde, a madeira foi revelada com a erosão, constituindo belas e exóticas paisagens.

Já na parte sul fica localizado o Deserto de Sonora. Ali é possível conhecer cactos gigantes de até 15 metros de altura, flores e animais silvestres, entre coiotes, tartarugas e escorpiões, além de presenciar inesquecíveis pores do sol. Nesta porção do Estado também fica localizado o parque nacional Saguaro, nome vindo dos cactos colunares que se tornaram símbolo universal do oeste americano.

Com as numerosas opções de cenários naturais, as atividades outdoor são o grande mote do destino. Esportes como rafting, ciclismo, escalada, paraquedas ou cavalgadas são muito praticados pelos visitantes, o que estimulou o desenvolvimento do ecoturismo e do turismo de aventura.

Não menos importante é a lendária Rota 66 – estrada que cruza os Estados Unidos de leste a oeste. Servindo de inspiração e locação para produções cinematográficas e literárias, o trajeto ainda atrai fissurados por motos e carros que sonham em repetir o caminho percorrido por ídolos como o ator Jack Nicholson no filme Sem Destino. O Arizona concentra o trecho mais conservado da estrada, onde os viajantes têm a chance de visitar museus de automóveis antigos e lojas com artigos retrôs.