Esta semana, o Hôtelier News publica o artigo de Julio Urban, diretor de marketing do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB). Você vai saber mais sobre a importância dos Convention & Visitors Bureau e, principalmente, sobre as ações que estão sendo feitas para promover Curitiba (PR) no caminho internacional do turismo de eventos e de negócios.
(Redação)

Em busca do mercado internacional de turismo e eventos
Por Julio Urban

A inserção de uma cidade ou destino no mercado mundial de eventos começa pela capacidade de selecionar as oportunidades, os mercados alvos e o recurso disponível. Para muitos países esta tarefa é mais fácil, já que atuam com destinos únicos, que são o foco do país.

O Brasil também tem sua diversidade representada no setor de negócios e eventos, uma vez que possui mais de 50 Convention & Visitors Bureaux (CVBs), entidades sem fins lucrativos que têm como objetivo apoiar a realização de eventos em suas cidades e promovê-las no mercado internacional com a possibilidade de aumentar em diversos aspectos a visibilidade, o poder econômico, a capacidade de geração de parcerias de longo prazo e principalmente a imagem do destino. Por isso, planejar a ação internacional é fundamental.

Para estar presente em um evento internacional de grande porte em condições de fechar negócios, é preciso se programar e se preparar para atender os participantes. Devem constar prioritariamente itens como produtos formatados com preços competitivos, demonstração de competência operacional para gerenciar o atendimento deste grupo, capacidade de comunicação com o idioma de negócios (inglês), possuir material farto e ilustrativo da cidade, dos passeios, dos produtos e dos profissionais que atuam no setor. Enfim, tem que se qualificar, profissionalizar e se apresentar bem.

Com relação à Curitiba, capital paranaense, a experiência de levá-la para eventos internacionais trouxe resultados positivos, tanto de público (visitors) como de convention (grupos de incentivo e congressos). O CCVB esteve presente, em parceria com a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBCVB), em quatro eventos internacionais em 2005. Participou da Feira Internacional de Turismo da América Latina (Fit), em Buenos Aires, na Argentina, da Lacime (Latin America and Caribbean Incentive & Meetings Exhibition) em São Paulo, da IMEX (The Worldwide Exhibition for Incentive Travel, Meetings and Events), em Frankfurt, na Alemanha e da EIBTM 2005 (The Global Meetings & Incentive Exhibition) em Barcelona, na Espanha. Além de promover Curitiba e sua infra-estrutura para receber eventos de qualquer porte, estas participações foram fundamentais para viabilizar maior presença de turistas estrangeiros na cidade já em 2006, através de parcerias fechadas com operadoras européias.

Devido a estes resultados, em 2006 o CCVB prevê a participação de Curitiba em 14 feiras internacionais, tanto do setor de Visitors quanto de Convention & Incentive. Outra boa notícia é que estas oportunidades estão crescendo ano a ano através de uma ação integrada da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Paraná, pois, sozinha Curitiba não teria recursos para este salto numérico e qualitativo.

Apesar destas conquistas, este resultado ainda está longe de um ideal, se compararmos com as ações da FBC&VB e da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), que neste ano estarão em 54 Feiras Internacionais vendendo o Brasil para o mundo.

Para mudar esse quadro, além da união, profissionalização e qualificação do setor, é preciso buscar pessoas interessadas e contar com a participação de empresários envolvidos em negócios internacionais, mesmo sendo de outros setores, contanto que possam se aproximar do ambiente do turismo de visitantes e de negócios.

Ampliando o trabalho, gera-se mais recurso, mais experiência e mais divulgação do destino. A partir daí, teremos mais congressos, reuniões, grupos de incentivo e visitação à Curitiba.