ARTIGO: O QI digital do Turismo
18 de maio de 2011(foto: arquivo pessoal)
– Reservas Online – 93%
– Reviews de clientes – 9%
– Compartilhamento de mídias sociais – 28%
– Chat Online – 17%
– Vídeo – 62%
– Fan Page Facebook – 20%
– Programa de Fidelidade Online – 45%
Esses números são resultados de um recente estudo, chamado Digital IQ Index Travel, realizado pela L2, ISM e The George Washington University, divulgado em abril de 2011. Após estudar 89 grandes marcas do segmento turístico mundial, as conclusões foram muito interessantes e valem nossa reflexão.
(fonte: https://l2thinktank.com)
Não há como negar: a hotelaria deixou um “gap” enorme em tecnologia e, consequentemente, o segmento foi invadido por intermediários de todas as formas e tamanhos. Oportunidades de mercado estão aí para serem trabalhadas. E eles fizeram isso muito bem.
Veja a evolução do Marketing Digital entre hotéis e OTAs:
– 2009 – Hotéis: 44% / OTAs: 56%
– 2010 – Hotéis: 46% / OTAs: 54%
Dentre as 89 marcas analisadas, veja as seis redes hoteleiras melhor classificadas no ranking de QI (quoeficiente de inteligência) Digital:
– 5º Hilton
– 6º Westin
– 9º Four Seasons
– 10º InterContinental
– 12º Hyatt
– Hotéis – 30% de vendas online / 97 IQ Digital
– Cruzeiros – 9% de vendas online / 86 IQ Digital
Está claro que não há mais espaço para sites mal projetados e sem motores de reservas.
Twitter
Com relação à utilização do Twitter, os números sobre conteúdo são reveladores:
– Promoções – 65%
– Concursos – 52%
– Serviço ao Consumidor – 46%
Os números demonstram o quanto as marcas ainda não são pró-ativas. A primeira impressão é que ainda predomina simplesmente a propaganda tradicional sendo aplicada ao online. Os hotéis precisam aprender a “conversar” com seus (potenciais) clientes online.
(fonte: https://hotelseo.org)
Cerca de 63% dos clientes que recebem um e-mail de uma empresa turística estão mais dispostos a “comprar” essa marca. Mesmo com a ascensão das mídias sociais, o e-mail continua sendo uma das ferramentas de maior ROI (Retorno sobre investimento) do Marketing.
Mas ainda há fatores a serem corrigidos. 87% das marcas ainda não dispõem de uma otimização de e-mail marketing para smartphone e 44% não oferecem o link para suas mídias sociais no e-mail.
Dentre as 11 marcas estudadas, somente a Hilton aparece (em 9º lugar) como expert no assunto dentro de hotelaria. Cias aéreas dominam esse tópico.
Smartphones
1,5 milhão de pessoas devem comprar viagens utilizando seus mobiles em 2012. Hoje, 56% das marcas estudadas têm um site customizado e 48% tem aplicativos para smartphones.
– Check-in – 14%
– Fidelidade – 55%
– Facebook é a nova plataforma preferencial da indústria de viagens e cresce 20% por ano.
(fonte: https://www.webprofits.mobi)
Cases de Sucesso
– Aplicativo para iPhone: Mandarin Oriental (corresponde à reputação da marca, utiliza fotos incríveis, é funcional para fazer reservas, tem uma estética elegante, amenities detalhados, informações sobre as cidades, ofertas especiais e ainda leva o usuário a uma imersão na marca).
– Página no Facebook: Walt Disney World Resorts & Cruises (um dos mais icônicos destinos do mundo proporciona ao usuário dividir experiências, vídeos “por trás dos bastidores” e conteúdo gerado pelos próprios usuários).
– Blog: Four Seasons – A campanha “Have Family Will Travel” focou em família e memórias. Viajantes relataram viagens ao redor do mundo com suas famílias. Com dicas e histórias interessantes, logo o blog se tornou parada obrigatória para famílias que preparam viagens. O Four Seasons trabalhou suas mídias em conjunto e conectou o blog ao Facebook, incentivando pessoas a postarem fotos e vídeos para todos poderem curtir as histórias.
Gostou do estudo? Essa foi só uma pequena parte. Postarei o conteúdo original no Twitter e Facebook em alguns dias.
Mas antes de terminar, agradeço ao Augusto Rocha, diretor de Novos Negócios da Pmweb, que está sempre antenado nas novidades digitais da área de turismo e compartilhou essa pesquisa.
E o seu negócio? Qual o QI Digital do seu hotel?
*Gabriela Otto mantém uma carreira de 17 anos de experiência em Marketing, Vendas, RM e Distribuição Hoteleira, atuando em reconhecidas multinacionais. É também professora, consultora, uma das responsáveis por abrir o HSMAI Brazilian Chapter e mantém o Blog Propagando o Marketing.