Aumentam os cuidados com o desenvolvimento
sustentável na região amazônica
(foto: baixaki.com.br/Jhota Mendonça)

A recém criada Associação da Hotelaria de Selva da Amazônia Brasileira (AHS) pontua algumas ações para promover o desenvolvimento sustentável e o diálogo entre os setores público e privado da região, que engloba os estados do Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso.

“Projetos de interesse coletivo estão na ordem do dia. Estamos elaborando a proposta de um termo de cooperação técnica com o objetivo de colaborar, cooperar e auxiliar os governos estaduais da Amazônia brasileira no processo de regulamentação da atividade, bem como ajudar na cooperação institucional junto aos órgãos ambientais estaduais e municipais”, afirma Sérgio Luiz Alves Carvalho, presidente-diretor da entidade. “Entre os vários quesitos que devem ser objetos da parceria institucional a ser proposta está a regulamentação das normas ambientais de tratamento de resíduos sólidos, água e esgoto, além da normatização dos tipos de engenharia e arquitetura que melhor se adaptam ao habitat amazônico”, completa.

De acordo com ele, uma empresa japonesa especializada em tratamento ambiental de água e esgoto já foi contatada para desenvolver o manual técnico voltado para o tratamento de água e esgoto e resíduos sólidos especificamente em empreendimentos hoteleiros localizados na selva amazônica.
(Aline Costa)