A associação de hotéis Roteiros de Charme recentemente ganhou destaque internacional como exemplo de promover a economia verde na indústria hoteleira. O programa de meio ambiente da associação é o único case brasileiro apontado pelo Global Partnership on Sustainable Tourism, fórum internacional liderado pela UNEP, agência ambiental da ONU (Organização das Nações Unidas) dedicada ao turismo sustentável.
 
“É um destaque importante para o Brasil no momento que nos aproximamos da Rio + 20. Trata-se do site oficial de um fórum internacional ligado à ONU”, comenta o presidente da associação, Helenio Waddington.
 
O site detalha os princípios ambientais da Roteiros de Charme, como o Código de Ética e Conduta Ambiental, desenvolvidos com diretrizes para aplicação de conceitos sustentáveis, e a minimização dos impactos da hotelaria no meio ambiente.
 
Os hotéis que ingressam na Roteiros de Charme devem assumir o compromisso de implementar as diretrizes do código, que envolvem, entre outros, preocupações com conservação de energia, água, tratamento de esgoto, preservação de áreas de importância ambiental, reutilização e reciclagem, redução da poluição sonora e atmosférica, controle no uso de substâncias tóxicas e adversas, eliminação de desmatamento e envolvimento dos fornecedores e prestadores de serviço com as políticas do código.
 
As informações foram enviadas esta manhã à Redação pela Arteiras Comunicação.