Museu do Louvre, Em Paris
(foto: pixabay/Edi Nugraha)

Os ataques terroristas ocorridos em novembro de 2015 na capital francesa, Paris, refletiram em uma perda de receita de US$ 293 milhões aos hotéis da cidade, podendo continuar, inclusive, na queda da ocupação por um período de alguns meses. O número é resultado da pesquisa da MKG, empresa de consultoria local e refere-se ao período entre novembro de 2015 e março de 2016. A notícia foi divulgada pela Reuters.

"Estimamos que do total de 270 milhões de Euros perdidos em toda a França, mais de 50% (146 milhões) referem-se ao mercado parisiense", comenta Vanguelis Panayotis, diretor de Desenvolvimento da MKG.

Segundo o estudo, a recuperação poderá ocorrer a partir de meados do mês de fevereiro, caso não ocorram mais atentados. A Euro Copa 2016, que será sediada em junho no país e outros eventos como feiras irão ajudar a levantar a economia e ocupação.

Paris tem se mantido em estado de alerta desde que 130 pessoas foram mortas durante os tiroteios e atentados à bomba acontecidos no dia 13 de novembro. 

Em dezembro o CEO da AccorHotels, a maior rede hoteleira da Europa, afirmou que o grupo sentiu um forte impacto econômico depois dos ataques. O número das reservas last-minute caiu na segunda quinzena de dezembro à índices inferiores do que 2014 e o efeito podendo perdurar por três ou quatro meses.

A França que tem estado firme na recuperação econômica, é o país mais visitado do mundo, recebendo cerca de 32 milhões de turistas todos os anos. 

De um modo geral, o índice de ocupação da hotelaria da França caiu 0,3% em 2013, tendo o RevPar crescido em 0,1%. Em Paris, o índice de ocupação diminui 3,4% e o RevPar 3,7% no ano passado.

Serviço
mkg-group.com