Atividade turística cresceu 4,4% em julho, diz IBGE

IBGE- atividadeES foi o estado que mais teve crescimento das atividades turísticas em julho

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou ontem (12) dados da performance turística para o mês de julho. Segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), este ano o índice de volume de atividades do setor teve alta de 4,4% frente ao mesmo mês em 2018. O aumento foi impulsionado, principalmente, pela maior receita de hotéis, restaurantes e locadoras de veículos.

Regionalmente, oito dos 12 estados pesquisados acompanharam o crescimento - com destaque para o Espírito Santo - que apresentou variação positiva de 9,6%, seguido do Rio de Janeiro (8,8%), Bahia (5,8%), Minas Gerais (5,6%), São Paulo (5,3%), Pernambuco (4,1%), Ceará (2,1%) e Goiás (0,7%).

IBGE: primeiro semestre

Já entre janeiro e julho de 2019, a taxa nacional mostrou crescimento de 3,2%, frente a igual período do ano passado. Oito estados registraram aumento no mesmo período: Ceará (8,5%), São Paulo (7,1%), Pernambuco (3,1%), Goiás (2,3%), Bahia (2,2%), Espírito Santo (1,9%), Minas Gerais (1,7%) e Rio de Janeiro (0,8%). Os índices acompanham um aumento crescente ao longo dos últimos meses. Em junho, as atividades turísticas cresceram 2,6% em relação ao mesmo período de 2018. Em julho, esse crescimento (4,4%) foi ainda maior, se comparado com o mesmo mês do ano passado. 

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemorou os números positivos divulgados pelo IBGE e reafirmou a relevância do setor para alavancar a economia brasileira. “Os dados mostram que o nosso trabalho está surtindo efeito. Estamos no caminho certo, levando o país para um desenvolvimento econômico sustentável, sempre com o objetivo de potencializar o turismo e gerar renda e emprego para a população”.

(*) Crédito da foto: Marcelo Moryan/Mtur

Comentários