Atlante Plaza: considerado o melhor hotel de Recife

 
Fachada do Atlante Plaza, em Recife (PE) (fotos: Peter Kutuchian)
Considerado o melhor hotel de luxo superior cinco estrelas de Pernambuco pela ABIH e pela Embratur, o Atlante Plaza tem como ponto forte seus serviços voltados para o público corporativo. Como prova disso, em dezembro o empreendimento foi eleito o Melhor hotel para negócios do Nordeste pela revista Veja. Suas instalações disponibilizam estruturas para pequenos e grandes eventos, um fator culminante para receber tal honraria da publicação. O espaço conta com sete salões moduláveis, excelentes para reuniões, banquetes, seminários, feiras e congressos, podendo acomodar até 1 mil pessoas.
* Por Peter Kutuchian com colaboração de Gabriel Guirão
 
  Observamos uma torre que encanta durante o dia e muito mais à noite com seus elevadores em neon

O empreendimento foi projetado especialmente para hospedar a classe executiva, oferecendo business center equipado com computadores e impressoras e espaços para pequenas reuniões privativas.

Já nas áreas sociais, os clientes contam com outra facilidade: o acesso à internet wi-fi. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Nordeste, segundo colaboradores do hotel.

 
Salão Mario Melo (foto: divulgação)
 
Salão Lula (foto: divulgação)
 
Salão Gilberto (foto: divulgação)
Chegada...  Ao chegar ao hotel subimos alguns degraus até encontrar o lobby. As portas se abrem e nos deparamos com um ambiente bem iluminado. Após o check-in viramos para a direita e seguimos em frente para conhecer algumas dependências do local. Ao lado da recepção, antes de chegar no restaurante, um músico toca um piano de calda no lobby bar: tranqüilidade para os ouvidos enquanto a estada é desfrutada. 
Esta é a primeira visão que temos quando pisamos no Atlante 
Olhando à direita reparamos na amplitude do local 
Piano bar Night & Day: nada como uma boa e calma música para recepcionar os hóspedes
 
Ambiente claro e aconchegante
Espaço é que não falta no lobby do empreendimento
 
  Restaurante possui iluminação artificial e natural 
A  música calma faz com que as pessoas tenham vontade de sentar e desfrutar do bom som
Instalações
Ao todo o hotel conta com 241 UHs. Os apartamentos são divididos nas categorias Superior e Executivo. Já as suítes, em Especial e Executiva. Todas as unidades habitacionais têm piso frio de granito, pontos de telefone, acesso à internet banda larga e são equipados com ar-condicionado, TV a cabo, cofre e frigobar.Outras comodidades são as 18 suítes especiais com dois ambientes, desenvolvidas para receber hóspedes que desejam mais espaço, e as nove suítes executivas adaptadas para turistas de negócios.

 

Além disso, o hotel conta com o First Floor, andar voltado para hóspedes vip, com suítes diferenciadas que aliam praticidade à sofisticação. É ideal para executivos em busca de conforto e privacidade e fica no 15º pavimento.

 

Welcome drink durante o check-in, café da manhã no quarto sem cobrança de taxa, 15 minutos de massagem por estada e ainda a primeira passagem de roupa gratuita são algumas das facilidades à disposição do hóspede que optar por este serviço. Um detalhe primordial para quem viaja em comitivas é a possibilidade de conectar alguns quartos deste andar.

 

Tanta excelência e privacidade ainda são notadas com o apoio de uma recepcionista no local, business center com acesso à internet banda larga e sem fio, TV de tela plana, DVD e fax, sala de estar, na qual é possível encontrar revistas e jornais locais e de São Paulo, salas de reunião e serviços de welcome coffee.

Caminhamos até o quarto
 
Quando abrimos a porta vemos o frigobar e os itens sob o balcão
Ao entrar nos deparamos com este cenário: uma saleta
 
Um dos mimos é um pote de doce de leite caseiro
 
Olhamos para o lado esquerdo e encontramos a cama. A TV pode ser virada para melhor atender o hóspede
  Ao lado da cama há telefone, rádio-relógio e um guia de Recife
 
Esta é a vista da entrada do apartamento pela saleta, onde há um acesso ao...
 
...banheiro... 
    ...com amenities e papel higiênico em flores
 
 
Também na unidade habitacional há um closet
  Antes de sairmos do quarto, uma breve olhada pela janela
Culinária
 
  Um café da manhã regado a delícias regionais, como bolos de tapioca, de pé-de-moleque e Souza Leão... 
...e variedade de pães e cereais
Lazer Após uma boa refeição, nada como desfrutar um pouco de ar puro, academia e piscina na cobertura do hotel. No local também se encontram sauna, sala de repouso e salas de jogos. Todas essas facilidades estão inclusas nas diárias.
Para quem gosta de se exercitar, academia. Ela está localizada na cobertura e tem uma vista deslubrante
 
  Já para quem preferir algo mais tranqüilo, sinuca, carteado com amigos e massagens
 
Piscina para crianças...
 
...e, ao lado, o bar Cortina D'Água, no qual o hóspede pode ser servido dentro da piscina
 
Na parte de cima fica a piscina para adultos  
Antes de sair para conhecer as atrações culturais de Recife, passamos pela sala de vídeo...
 
 
  ...e por algumas lojas de souveniers no lobby
No empreendimento o cliente encontra agência de viagens, floricultura, loja de conveniência, joalheria, sala de leitura e business center. Em todas áreas sociais é oferecido acesso gratuito à internet wi-fi.
 
Destino 
 

...Minha cidade

das vilas, dos manguezais

dos altos e dos coqueiros

da fé que move o futuro

oh, Conceição, Senhora, abençoai

essa cidade que só quer crescer

e ser feliz...

(Lenine - Minha cidade)

 

Inspirados pela música do cantor e compositor Lenine, vamos conhecer um pouco das belezas e da história da capital pernambucana. Os municípios mais populosos de Pernambuco são Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Caruaru, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns e Vitória de Santo Antão. Como estávamos na capital, em frente à praia de Boa Viagem, inspiração para músicas e amores, partimos deste ponto para conhecer algumas peculiaridades da região.

 

Apesar de a vizinha Olinda ter sido a primeira capital da capitania de Pernambuco, a cidade de Recife, fundada em 1537, é a mais antiga capital brasileira. A cidade está localizada às margens do oceano Atlântico, tem área de 218 km² e população de 1.422.905 habitantes, correspondendo a 43% do total da região metropolitana. Com um Pib de mais de R$ 14 bilhões, a economia é provinda do comércio, da prestação de serviços e do turismo.

 

Uma de suas curiosidades é o apelido "Veneza Brasileira", que foi originado graças à semelhança fluvial com a cidade italiana.
Vista parcial de Olinda e, lá atrás, Recife
  O Observatório Alto da Sé foi construído em 1860 e, de lá, no mesmo ano, o astrônomo francês Emmanuel Liais descobriu o primeiro cometa relatado a partir de observações na América Latina, que recebeu a denominação de cometa Olinda. À direita, o altar do mosteiro de São Bento, que foi construído em 1580 e restaurado em 1720. Vale ressaltar que Olinda foi incendiada pelos holandeses no século XVII e reconstruída a partir de 1654
De volta à Recife, paramos no Marco Zero, de onde avistamos as esculturas de Francisco Brennand
  Pertinho dali, observamos as ruínas da cidade no museu A Céu Aberto
A primeira sinagoga das Américas também está em Recife
Rua da Aurora
A estátua do príncipe Maurício de Nassau e, ao fundo, o Palácio da Justiça
Oficina cerâmica Francisco Brennand: o local é também um museu e vale a pena visitá-lo
  
   Algumas das esculturas e as famosas cerâmicas (foto central no alto).  No museu que abriga as telas de Brennand, não é permitido tirar fotos
Outra atração visitada foi o Instituto Brennand. O local reúne as coleções de Ricardo Brennand. Tudo o que você quer saber sobre a colonização holandesa encontra-se lá
Tem até uma sala retratando um julgamento durante a Inquisição
  Nos jardins do Instituto, algumas obras de arte. Na foto da direita, o Castelo São João, onde ficam as peças de coleção de Ricardo Brennand
  Armaduras e outros objetos medievais podem ser vistos
Jantar Depois de um roteiro encantador, nada como apreciar um bom prato harmonizado com vinho. O restaurante Mirage é a boa pedida da noite, já que o estabelecimento incorpora a culinária internacional e regional ao mesmo tempo. Além dele, o hotel conta ainda com o Brasserie, com 126 lugares.
Voltamos para o hotel e já está na hora do jantar 
Notamos belos vinhos ao entrar no estabelecimento e...
 ...sentamos em uma mesa com esta visão. O restaurante comporta 68 pessoas e o menu é assinado pela chef Claudia Freyre
Repouso Depois do jantar, que tal uma passadinha no lobby? Alí é um dos melhores ambientes para conversar, descontrair e conhecer novas pessoas.
Um bom papo sempre vem acompanhado por um drink
Para finalizar o dia nada como uma boa noite de sono em uma cama confortável
Serviço Hotel Atlante Plaza Avenida Boa Viagem, 5426 - Recife (PE) 81 3302-4411 ou 11 3257-0962 www.atlanteplaza.com.br
* A reportagem do Hôtelier News se hospedou no Atlante Plaza a convite do próprio hotel e teve o apoio do Recife Convention & Visitors Bureau e da Luck Viagens

Comentários