Inhotim Semana de MuseusA vegatação vasta é uma das marcas do museu mineiro

O mineiro Instituto Inhotim, em parceria com o Muquifu (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos), preparou uma programação especial para a 16ª Semana Nacional de Museus, comemorada no país entre os dias 14 e 20 de maio. Neste ano, o tema trabalhado será Museus Hiperconectados: Novas Abordagens, Novos Públicos. A proposta é promover integração com o público – principalmente pelo viés tecnológico – e também aproximação e interação com outras instituições museológicas.

Localizado em Brumadinho, nas proximidades de Belo Horizonte, Inhotim é um museu a céu aberto conhecido mundialmente. Tem sido, inclusive, chamariz para turistas de lazer conhecerem a região.

Sobre a iniciativa deste mês, as atividades foram organizadas com a missão de resgatar recordações. Para isso, a curadoria utiliza experiências com os acervos artístico, botânico e histórico-cultural do Inhotim e por meio de objetos, textos e outras ferramentas educativas. Dentro da programação estão as ativações da Biblioteca e das obras Abre a Porta (2006) e Rodoviária de Brumadinho (2005). Também estão previstas visitas temáticas abordando os temas memória e identidade.

Colaboração Muquifu para Semana de Museus

O padre Mauro Silva, curador do Muquifu, participa de uma das atrações. Ele é um dos debatedores da roda de conversa sobre práticas e usos de plantas medicinais nos processos de cura e tratamento de enfermidades. Durante o bate-papo, os visitantes poderão experimentar chás quilombolas. Também faz parte dessa dinâmica a exibição de documentário sobre o Muquifu, produzido pela equipe do Inhotim.

"O Muquifu tem uma forte relação com a comunidade, uma vez que o museu fica dentro da favela e exibe objetos dos próprios moradores", pontua Lidiane Arantes, supervisora de Educação do Inhotim. "Quando propusemos a parceria, pensamos na hiperconexão pela troca de saberes e conhecimento. Numa das atividades, trabalharemos a conexão entre as comunidades dos museus, com a presença de representantes de cada uma delas", completa. 

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

Projeto hoteleiro

Desde 2015, o Instituto Inhotim desenvolve um projeto em suas dependências para ter um hotel. As obras estão em andamento mas ainda não têm prazo para conclusão, conforme revelou o departamento de comunicação do complexo.

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hôtelier News