Nesta quarta-feira, 25, o Atualuxo 2011 (Conferência Internacional da Gestão do Luxo), evento que acontece este ano em São Paulo e é organizado pela MCF Consulturia & Conhecimento, recebeu para uma conversa, com ares de informalidade, o empresário Rogério Fasano, sócio e dirigente do grupo de restaurantes e hotéis Fasano.
 
O empresário é da terceira geração do clã Fasano que, chegando a capital paulista, transformou o nome da família em sinônimo de luxo, numa saga que começou com restaurante e, posteriormente, foi ampliada para os rumos da hotelaria. Vale citar que o Fasano São Paulo, fundado em 2003, alcançou em outubro do ano passado o 14º lugar na lista dos melhores do mundo, segundo a revista estadunidense Condé Nast Traveler.
 
“Sou sonhador. Sempre arrisquei muito e quando mais novo queria fazer cinema. Mas, sem dúvida, o maior orgulho que tenho na vida foi ter reerguido o nome e o brio da minha família”, gaba-se Fasano. “É o meu nome que está na frente do hotel e, quando alguém fala bem ou mal, está falando de mim, não só do hotel ou do restaurante. Por isso encaro meus negócios de forma bem pessoal. Quando inauguramos o hotel do Rio de Janeiro estava junto com meu pai, choramos por quase quatro horas quando vimos que a fachada trazia o nosso sobrenome escrito”, relembra.  
 
Na entrevista, conduzida por Carlos Ferreirinha, Presidente da MCF, frente a todo o público do evento, Fasano ainda pormenorizou as diferenças em uma administração de restaurante e de hotel. “Os restaurantes te dão mais liberdade, têm mais peculiaridades e opções para que você coloque diferentes elementos; os hotéis têm regras mais definidas”, esclarece, dizendo que um proprietário de restaurante consegue migrar para a hotelaria, mas o contrário acontece com muito mais dificuldade.
 
Assumidamente admirador de São Paulo, cidade onde nasceu, escolheu a cidade para retomar os negócios da família, ainda que seu empreendimento mais comentado seja em terras cariocas. “O Fasano Rio de Janeiro é para lazer, já o de São Paulo é para negócios”, rotula.
 
O bate-papo encerrou as atividades do segundo dia do evento que recebe convidados de todo o mundo interessados em conhecer um pouco mais sobre o mercado do luxo.
(Filip Calixto)