Um  dos parques da capital mineira, destino considerado como de risco para o setor hoteleiro
(foto: Camila Oliveira)

Uma audiência pública realizada na última sexta-feira (24) apontou as dificuldades que estão sendo enfrentadas pelo setor hoteleiro de Belo Horizonte, em Minas Gerais.  Patrícia Coutinho, presidente da ABIH-MG, apresentou relatório sobre os obstáculos impostos a hotelaria que já culminou no fechamento de seis hotéis de BH, com a demissões de 40% do quadro de funcionários.

Segundo Patrícia, só no último ano os principais insumos utilizados pela hotelaria – água e energia – apresentaram um aumento de 60% do valor, penalizando ainda mais o setor. "Precisamos de um regime especial na cobrança de ICMS sobre estes insumos. Pagamos como um consumidor comum e não como uma indústria, e o imposto estadual é altíssimo em MG", comentou.

Além disso, a profissional chamou atenção para a necessidade de verbas para que o Prominas, a Belotur e a Secretaria de Turismo tenham condições e equipe suficiente para promover o destino e atrair eventos de forma adequada.

"Acreditamos que a Prefeitura tenha que dar contrapartida aos investimentos feitos pelos empresários na capital, com grandes eventos durante todo o calendário, além de novos locais de eventos, sejam eles onde for", concluiu.

Uma análise realizada pelo Placar da Hotelaria em dezembro do ano passado – noticiada pelo Hôtelier News – indicou que o cenário pós-Copa para a capital mineira seria instável. A estimativa era de que a ocupação média da hotelaria teria uma queda de 41% em 2015.

Serviço
www.abihmg.com.br