Jefferson Munhoz, diretor Comercial da companhia

Ainda que com desafios, 2017 será um ano encerrado com a alegria de superar obstáculos dentro da rede Bourbon Hotéis & Resorts. Dona de uma trajetória de mais de 50 anos no mercado de hospitalidade do País, a companhia teve uma temporada marcada por aberturas, ampliações e índices satisfatórios, apesar do momento econômico conturbado. Ao apagar das luzes do ano atual a empresa terá quatro novos hotéis funcionando e aumento de 19% em rooming nights (pernoites) vendidos, numa comparação feita com 2016.

Na retrospectiva do mais relevante ao longo do ano, a organização aponta alguns momentos decisivos para o balanço positivo. Um deles é a abertura da terceira unidade da rede fora do Brasil, em Ciudad del Este, no Paraguai. O empreendimento, que começou a funcionar em setembro, também é o número três da marca Rio, que desponta como a bandeira que encabeça o movimento de expansão da empresa.

A conversão de outras duas unidades que funcionavam de maneira independente e agora são parte da rede também estão na lista de fatos a serem lembrados. Hotéis em Vitória, no Espírito Santo, e Ponta Grossa, no Paraná, entraram no portfólio da empresa nos últimos meses. A quarta propriedade integrada este ano começa a funcionar amanhã (15), em Foz do Iguaçu. De categoria business, o novo empreendimento paranaense completa a oferta da rede na cidade onde já há um resort.

A conclusão de uma renovação completa no Bourbon Curitiba Convention Hotel e a inauguração de um complexo de entretenimento infantil no resort de Atibaia, no interior paulista, enriquecem a lista de destaques elencada por Jeferson Munhoz, diretor de Comercial da corporação. "É um ano de muita importância e relevância para nós, mesmo com os desafios. Seguimos buscando nosso crescimento que já está acontecendo", comenta o dirigente.

O trabalho feito para aumentar o alcance da rede conversa com a aceitação que as propriedades Bourbon, de maneira geral, têm junto a seu público. Se a temporada não foi muito favorável para os hotéis de cidade, os resorts perfomaram a contento e colocaram equilíbrio na balança de rendimentos. "O mercado local e o consumidor do lazer tem muita responsabilidade pelos números do ano", reconhece Munhoz. "Mas isso também está ligado ao fato de nós investirmos nesse tipo de empreendimento e nesse público".

A evidência da argumentação do diretor está outra vez na propriedade de Atibaia que, além de ter recebido a atração infantil, terá sua ala de convenções ampliada no começo de 2018. Ainda no primeiro semestre, a estrutura de eventos passa a ter 24 mil m² com a conclusão de uma reforma em fase final.

"Acredito que o ano que vem termos o início de uma retomada econômica, com curvas de ascenção nos números da hotelaria, tanto para o corporativo como no lazer", acrescenta Munhoz.

* Crédito da foto na capa: Peter Kutuchian