Bahia fará cooperação técnica com portuguesesProcotolo de intenções foi assinado entre Setur-BA, Uneb e Instituto de Turismo de Portugal

Entidades ligadas ao turismo da Bahia, como a Secretaria de Estado de Turismo e a Universidade do Estado (Uneb), assinaram um protocolo de intenções com o Instituto de Turismo de Portugal. O objetivo é criar uma cooperação técnica, pedagógica e científica, utilizando a experiência portuguesa. Com isso, deverá ser implementado um novo polo na Uneb dedicado exclusivamente à formação para as atividades do setor.

Além disso, o acordo prevê a cooperação na formação em Hotelaria, Restauração e Turismo. Engloba as esferas da formação inicial e contínua formação de professores, intercâmbio documental, divulgação e troca de informação, programas de intercâmbio de professores, desenvolvimento curricular e outras formas de colaboração institucional.

"Portugal é um exemplo de experiência bem-sucedida no turismo, possui escolas de excelência nessa área e pode nos ajudar muito com esse conhecimento, para a formação dos nossos profissionais", afirma Fausto Franco, secretário estadual do Turismo. Ele assinou o protocolo ao lado de José Bites de Carvalho, reitor da Uneb, e Luís Araújo, presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Turismo de Portugal.

Bahia: colaboração pode se aprofundar

Ana Paula Pais, diretora de formação de turismo de Portugal, explica que as instituições envolvidas poderão também aprofundar a análise da viabilidade de diversos tipos de colaboração. É o que ocorre emprogramas de intercâmbio de alunos, formação à distância na Uneb e nas escolas de turismo de Portugal e estágios em empresas do setor no Estado da Bahia e no país europeu.

O reitor da Uneb, destacou que, embora a Universidade já possua um curso de turismo, a expertise lusitana pode contribuir muito para qualificar o setor baiano. Além desse acordo, o estado também deverá ganhar um novo aeroporto, que poderá ajudar a incrementar os números relativos ao segmento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Ascom Setur-BA