Hotel Bahia Plaza Resort, unidade da rede gaúcha Plaza na Bahia
(fotos: Délia Coutinho e divulgação)

Por Délia Coutinho

Primeira unidade da rede Plaza fora do eixo Sul do país, o Bahia Plaza Resort é uma excelente opção para quem deseja se hospedar em um resort de praia na Bahia, mas sem se distanciar das atrações mais urbanas da capital baiana. O hotel fica na Estrada do Coco, a 8 km do aeroporto, dentro de Busca-Vida, um condomínio de casas, entrecortado pelo Rio Joanes e à beira-mar. Sua localização é exatamente no meio do caminho entre o centro de Salvador e as cobiçadas praias do litoral norte, mais afastadas do centro da cidade.


Coqueiros na paisagem de Busca-Vida

 
Rio Joanes nas proximidades do hotel

Sua praia é praticamente privativa, freqüentada, sobretudo, por hóspedes e moradores ou visitantes do luxuoso condomínio, um dos mais antigos da região. O mar é ideal para banho e em alguns trechos formam-se piscinas entre as pedras.


A tranqüila praia de Busca-Vida num dia não muito ensolarado

O hotel também é ponto de desova de tartarugas marinhas e, com o objetivo de colaborar com a proteção desses vizinhos tão especiais, conta com um acordo de cooperação com o Projeto Tamar, relacionado à preservação desses animais. Com isso, a administração do hotel ainda é responsável pelo monitoramento das áreas de desova.

Hóspedes italianos
Inaugurado em janeiro de 2006, o Bahia Plaza firmou, desde o início de sua operação, uma parceria com a operadora Francorosso, uma das maiores da Itália. A empresa é responsável por embarcar turistas italianos em charteres semanais com destino à Bahia e, conseqüentemente, ao Bahia Plaza, fato que contribuiu para que o hotel fosse minimante afetado pela crise aérea que atingiu o turismo brasileiro no ano passado.

O empreendimento andou na contramão do que ocorreu na maioria dos hotéis de Salvador, que amargaram um decréscimo na ocupação, principalmente nas festas de final de ano. “Já entramos em funcionamento com a ocupação média garantida em no mínimo 50%”, frisa Luiz Zart, executivo responsável pelas relações com o mercado da unidade.

Ao circular pelo resort, vê-se a preparação de toda a estrutura para receber o turista italiano. A sinalização do hotel e todo o material impresso (cardápio, ficha de avaliação, folders, entre outros) foram produzidos em três línguas: português, inglês e italiano.

 
Cardápio em português, inglês e italiano e sinalização interna também nos três idiomas

Estrutura
Ao todo, o hotel possui 95 apartamentos e seis suítes, todas com minibar, telefone, TV a cabo e ar-condicionado. Os hóspedes dispõem dos serviços de room service 24 horas, lavanderia e cofre. Há internet banda larga para uso gratuito em todas as UHs e o isolamento acústico é bom. Destaque para o sistema eletrônico de porta para os avisos de Não perturbe e Favor arrumar o quarto.


Apartamento padrão do Bahia Plaza

 
Mesa de trabalho, minibar e cofre em todas as UHs

 
No banheiro, secador de cabelos, telefone e amenities da marca Plaza

As suítes se diferenciam pela jacuzzi, sala, dois banheiros e cama com mais alguns centímetros de largura.


Mimo de boas-vindas da suíte…


…e jacuzzi

A decoração dos quartos é clean, com móveis em mogno e predominância do branco. No lobby e restaurante o tom verde claro foi escolhido para as paredes.

 
Ângulos do lobby: ambiente clean em branco, azul, mogno…


…e mármore

 
É no lobby que se encontra uma loja de souvenirs

A estrutura de lazer e esportes contempla uma piscina de pequeno porte, com áreas infantil e adulto, quadras de tênis fast com iluminação, de vôlei de praia, squash e poliesportiva, campo de futebol, sala de ginástica, sala de jogos, kids club, salão de beleza, parque infantil e, como destaque, uma marina no rio, onde ocorrem eventos noturnos e, durante o dia, é ponto para passeios de caiaque. O hotel também conta com uma equipe de entretenimento que comanda shows e apresentações para públicos de todas as idades. Há ainda duas salas para eventos com capacidade para 70 e 80 pessoas.


Marina do hotel para prática de esportes náuticos…

 
…durante o dia ou à noite


Palco localizado próximo à marina para a realização de eventos


Bar do hotel na praia


Piscina para os que preferem àgua doce à salgada


O Mini club conta com a presença de monitores treinados e…

 
…diversidade de opções de entretenimento…


…incluindo brinquedos feitos de madeira

 
O kids club conta ainda com uma sala fechada onde as crianças pintam desenhos, entre outras atividades

 
Um fitness center também está disponível para os hóspedes que não querem perder a forma

A ala gastronômica é composta por um restaurante, aberto para os horários das três refeições principais (em sistema buffet), o Tortugas Bar e bares na piscina e na praia. A cozinha está muito bem representada pelo chef Isaias Jesus, que mescla pratos da culinária internacional com delícias da terra, como bobó de camarão – que ele inovou acrescentando o frango – e feijoada completa, servida no almoço dos sábados. No café da manhã, como não poderia faltar em um hotel na Bahia, são oferecidas tapiocas preparadas na hora.

  
Restaurante onde são servidas as três principais refeições diárias


O colorido Tortugas Bar


O variado café da manhã…

 
…no qual não poderia faltar tapioca, pães diversos,…

 
…cereais e bolos

Durante a alta temporada, o grupo Plaza trabalha com pacotes de diárias full board, que incluem café da manhã, almoço e jantar com bebidas à vontade (água, refrigerante, suco, cerveja e caipirinha) durante as faixas horárias das refeições. A medida visa disputar hóspedes num mercado pulverizado de opções all inclusive e similares, principalmente no vizinho litoral norte baiano.

Compacto e confortável, o Bahia Plaza tem tudo para se firmar como um dos meios de hospedagem top list de Salvador. Para este ano está nos planos de investimentos a ampliação da piscina e, para 2008, a perspectiva é triplicar o número de UHs, com a construção de 200 apartamentos no terreno adquirido pela rede com vista para o mar.

Serviço
Bahia Plaza Resort
Estrada do Coco, Km 8 – Praia Porto Busca-Vida.
Telefax: 71 2107-2000
Camaçari – BA
www.plazahoteis.com.br