Bahia: turismo cresceu 11% em maio

 

BA- turismoEstado ficou na segunda colocação nacional em crescimento do turismo

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Bahia apresentou incremento de 11% no turismo no mês de maio deste ano comparado ao mesmo período em 2018. O resultado do estado é maior do que o dobro nacional (5,1%), na mesma base de comparação. 
 
“A pesquisa mostra a força do setor turístico da Bahia, que ficou na segunda colocação nacional. A tendência é de avançar ainda mais com o pacote de incentivos assinado pelo governo com as empresas Gol, Azul e Passaredo, que resultará em 161 novos voos”, garante Walter Pinheiro, secretário do Planejamento. “A sinalização de novos investimentos feita por empresas como a Prima (Espanha) e a Hirmer (Alemanha), dispostas a realizar novos empreendimentos turísticos no Litoral Norte e no Sul do Estado, também amplia a perspectiva de crescimento”, afirma.

Ao analisar o resultado do levantamento, Fausto Franco, o secretário estadual do Turismo, disse que a expansão da atividade turística está associada a um conjunto de fatores positivos, dentre os quais, o trabalho de promoção do destino Bahia, a melhoria da infraestrutura e a conectividade aérea. "Temos em andamento um conjunto de ações para o fortalecimento do setor, valorizando ainda mais as praias, a natureza exuberante, nossa história e cultura, diferenciais que fazem crescer a procura pela Bahia, como demonstra  a pesquisa".

BA: outros resultados

As variações positivas vieram do Ceará (13,0%), Bahia (11,0%) e São Paulo (8,4%). Em contrapartida, as principais unidades que puxaram o volume para baixo foram: Distrito Federal (-6,6%), Santa Catarina (-4,8%) e Paraná (-1,2%). Pinheiro lembrou ainda que pesquisa do Instituto Datafolha elegeu a Bahia como o melhor destino turístico do país, e a capital baiana foi a única cidade brasileira a constar na lista anual do The New York Times, com os melhores lugares a serem visitados em 2019.

(*) Crédito da capa: Rita Barreto/Setur-BA

(**) Crédito da foto: Márcio Filho/Mtur

Comentários