A empresa espanhola Barceló se mostrou interessada em comprar as propriedades de um dos seus concorrentes de mercado, o NH Hotel Group. A ideia é que dessa união crie-se um nova companhia, que engloba um total de 478 propriedades, a maioria dos quais estão localizados na América Latina e Europa, e cerca de 89 mil quartos. Segundo relatórios, a oferta de Barceló para a NH Hotels é de um valor de aproximadamente US$ 3 bilhões. 

Alguns especialistas apontam que esta é uma oferta razoável, já que a NH Hotels passou recentemente por um período conturbado, marcado pela luta regular entre seus acionistas. Em 2013, um grupo de conglomerados chineses HNA comprou parte da empresa. Ao longo do ano passado, o presidente-executivo do NH e alguns de seus membros do conselho foram expulsos da empresa chinesa. A Barceló, pelo contrário, é uma empresa que admitiu, em comunicado, que está 'expressamente interessada' no NH Hotels. No entanto, até agora a empresa espanhola tem tido cuidado em ressaltar que essas discussões são preliminares. 

Este acordo é significativo para o turismo espanhol que está crescendo e demonstrando poucos sinais de desaceleração. O país registrou um recorde de 36 milhões de visitantes estrangeiros em um período de seis meses, representando um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2016. Além disso, este é o quarto ano consecutivo que a Espanha vê aumento de turistas.

* Foto de Capa: Píxabay/jarmoluk