Bariloche crescimento na ocupação hoteleiraEntidades locais trabalham para obter boa demanda também no Verão

Destino de alta popularidade entre turistas que procuram a Argentina, Bariloche abriu o ano com números positivos no segmento de viagens. De acordo com dados do Observatório Turístico de Rio Negro, houve crescimento na ocupação hoteleira em janeiro. A média de apartamentos ocupados foi de 82% no período. O indicativo supera em 5% a performance do mesmo mês no ano anterior e leva em consideração 29 mil leitos. 

Ainda segundo aponta o levantamento, o crescimento representa movimentação econômica de aproximadamente R$ 115 milhões (700 milhões de pesos).

Ao observatório responsável pela coleta dos dados, empresários locais indicaram as razões da movimentação. A explicação, conforme apontam eles, é a precificação competitiva dos produtos de turismo da cidade. As políticas de promoção implementadas durante 2017 são outro fator apontado.

Para os representantes da Associação de Hotéis Gastronômicos, a soma de atributos prporciona o aumento de demanda. "Bariloche É muito competitiva nacionalmente. Tem bons serviços e infraestrutura, com diversificação em todos os segmentos do turismo e preços competitivos, além de estar bem posicionada em relação ao gasto efetuado per capita, por turista que visita a região". 

Ainda conforme assegura o observatório, esses indicadores devem ser mantidos em fevereiro, ajudando o êxito da temporada de Verão. 

Ações em busca do crescimento na ocupação hoteleira mesmo no Verão

A estação mais quente do ano é, inclusive, motivo de ações específicas do Emprotur – ente de Promoção do Turismo da cidade. A pasta coloca em funcionamento um plano anual que, durante no Verão, contempla o início das campanhas em outubro do ano anterior, nos seus três principais mercados: Argentina, Brasil e Chile. 

Diego Piquín, diretor executivo do órgão, explica que "Cada campanha tem um objetivo específico e busca um resultado concreto". O dirigente continua: "De acordo com a época do ano, começamos entre dois a três meses antes de cada campanha, segmentando a mensagem de acordo com a audiência que estamos direcionando. Isso e o esforço do setor privado, em termos de preços e melhoria de serviços, nos permite desfrutar de uma boa temporada ".

O aeroporto municipal registrou média de 18 vôos diários durante janeiro, com a entrada superior a 60 mil passageiros. 

* Foto de capa: divulgação/Mapa Comunicação