Jefferson Legat, oceanólogo e pesquisador da Embrapa;
Bernard Twardy, chef do Beach Park; e Fabio Moreira,
gerente de A&B do empreendimento
(foto: divulgação)
O Beach Park Resorts, em Fortaleza (CE), é o primeiro do país a conquistar o Selo Caranguejo Verde, certificação que garante padrões ecologicamente corretos de captura, estocagem e transporte dos crustáceos vivos, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Meio Norte.

Adotar as recomendações do Selo Caranguejo Verde exige esforços e investimentos de todos os envolvidos: a mudança vai desde a capacitação dos catadores sobre a captura correta dos crustáceos, respeitando a idade ideal e épocas de reprodução, até a higienização e a aquisição de materiais adequados para estocagem e transporte do animal. Tais medidas garantem a redução para valores inferiores a 5% na alta taxa de mortalidade dos crustáceos.

“Hoje, o complexo turístico vem desempenhando um papel ativo no manuseio dos animais e contribui para a sustentabilidade na região do Porto do Tatus, onde fica a Associação dos Catadores da Ilha Grande (PI), local que abastece o Beach Park”, explica Fabio Moreira, gerente de alimentos e bebidas.
(Redação)