Polvo cozido e bijupirá com legumes ao shoyu com saquê, de Shin Koike
(foto: divulgação/fsbcomunicação)

O restaurante MEE, do Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, vai apresentar um menu especial nas noites desta quarta (18) e quinta-feira (19) ao receber, pela primeira vez, o chef Shin Koike, do restaurante japonês Sakagura A1, em São Paulo, e os chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola, que comandam a cozinha do Mandarinier, em Porto Alegre.

Os profissionais vão realizar em conjunto com o chef Kazuo Harada, que comanda a cozinha da casa, um menu de seis cursos, a oito mãos.  

Nomeado pelo governo japonês como Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa em território brasileiro, Shin Koike mora no Brasil há mais de 21 anos. À frente do Sakagura A1, o chef japonês segue a máxima de que uma das principais características da culinária oriental é retirar o máximo do sabor dos alimentos. Para este Master Series, Koike irá preparar como entrada o “Tofu de gergelim com ovas de ouriço” e como um dos pratos principais “Polvo cozido e bijupirá com legumes ao shoyu com saquê”.

Logo após, o chef Kazuo Harada complementa o menu com duas de suas criações: para segunda entrada será servido o “Akaza Ebi”, composto por “Sashimi de lagostim, alho poró e mujol servido com molho yakiniku”, seguido de um trio de Dim Sums (Jian Dui de foie gras, Siu Mai de costela e kabocha, Crispy wonton de camarão).

Por último, os chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola, do Mandarinier, preparam um prato principal e uma sobremesa. Recém-chegados da Tailândia, os dois prezam por uma cozinha sazonal que utiliza ingredientes locais e tem influência oriental. 

Para o menu especial do MEE, o casal irá preparar o “Kamo Thay Style”, composto por “Magret de pato com purê de curry vermelho de moranga, salada de pupunha com butiá e farelo de camarão” e o “Sweet Rice & Green Tea”, sobremesa feita com “Sorvete de arroz jasmin, bolo de macthá, abacaxi com manjericão, creme de gergelim e calda de maracujá”.

“Para mim é um enorme prazer poder cozinhar ao lado de chefs que admiro. O Shin Koike é um verdadeiro mestre da cozinha japonesa e o Leonardo e a Liliana são chefs que têm realizado um excelente trabalho os últimos anos”, pontuou Kazuo.

O menu degustação custa R$280,00 (mais taxas) por pessoa ou R$500,00 (mais taxas), harmonizado pela sommelière de saquês da casa, Rejane Kawano.

Serviço
www.belmond.com