Blue Tree Paulista: bons negócios para japoneses e brasileiros

 
O Blue Tree Paulista, num edifício de 24 andares, tem ótima localização (fotos: Délia Coutinho e divulgação)   
Entrada do hotel: a fachada em vidro permite a iluminação natural do lobby
 
Por Délia Coutinho
 

 
A capital paulista é a quarta maior cidade do mundo, recebe 90 mil eventos por ano (25% dos que ocorrem no país), tem 560 hotéis... Números expressivos caracterizam esse planeta chamado São Paulo. Dentro deste cenário, os diversos empreendimentos hoteleiros voltados para o turismo corporativo procuram criar diferenciais para se destacar diante da concorrência. Nessa lista está o Blue Tree Paulista, unidade da rede nacional administrada por Chieko Aoki numa localização que já é um de seus principais trunfos: está a uma quadra da avenida Paulista e ao lado do gigantesco Museu de Arte de São Paulo (Masp). Além disso, a unidade fica a 35 minutos do Aeroporto de Guarulhos e a 20 minutos do de Congonhas.

A vista para o Masp de um dos apartamentos do 12º andar

 

Sinalização externa e bandeiras

 

Lobby do hotel do ponto de vista de quem está saindo. Destaque para a iluminação natural

 

No lobby há uma lojinha com souvenirs brasileiros

 

Balcão do bar do lobby, no qual os hóspedes podem assistir TV e tomar um drink, entre diversas opções de entretenimento

 

Balas de mel para os hóspedes na recepção

 

Mesa de atendimento da guest relations no lobby

Público japonês

Inaugurado há sete anos, o Blue Tree Paulista tem quase 25% do seu público formado por executivos japoneses. Em São Paulo é o Blue Tree com a maior freqüência de orientais. No quadro de colaboradores há três telefonistas, uma recepcionista por turno, uma guest relations e uma governanta que falam japonês fluentemente.
Mesa oriental no café da manhã, garrafa térmica com chá no apartamento, possibilidade de late check-out, jornais e canal de TV nipônicos são os atrativos para agradar este exigente público.

 

Mesa diária no café da manhã com produtos japoneses como tofu, gohan e misoshiru

Ovos, muitas hortaliças e legumes na primeira refeição do dia dos nascidos no país do sol nascente

 

O chá verde é a bebida matinal favorita no Japão

O room service inclui vários itens de comida japonesa, além das opções tradicionais

Jornais do Brasil e do Japão estão à disposição no lobby diariamente

 

Canal japonês com transmissão ao vivo é uma das opções da TV

Nas áreas comuns há quadros discretos com tema oriental 

Apartamentos

O hotel de 24 andares tem 256 UHs divididas em pavimentos para fumantes e não fumantes. Apenas duas delas são suítes de categoria diferenciada, sendo uma localizada no 11º e a outra no 15º andar. Aos hóspedes destas são oferecidos jornais e cestas de frutas no quarto todos os dias, atendimento especial da guest relations e opção de café da manhã no quarto.

 

Quanto à estrutura, todos os apartamentos contam com varanda, banheira, ar-condicionado, cofre digital, dois ramais telefônicos, TV a cabo e frigobar. Já as suítes têm sala de estar e dois banheiros.

A rede wi-fi gratuita é disponível no lobby e o hotel promete instalar o serviço nos quartos ainda este ano. Por enquanto os hóspedes podem conectar à internet via cabo nos apartamentos.

Para os hóspedes habitues do empreendimento há mimos especiais oferecidos por meio do butler service. As vantagens incluem armazenagem de bagagem no hotel até a próxima estada e camisas passadas gratuitamente, entre outros agrados. O serviço é comum às outras unidades Blue Tree.

 

Abertura de cama com chocolates nos apartamentos de decoração clean e isolamento acústico
 

Outro ângulo do leito dos apartamentos

 

Os lustres têm design moderno e proporcionam iluminação indireta

 

Chinelos para o casal no pé da cama 

 

Nas cabeceiras, telefone e lista com DDDs de diversos países

 
 Mesa com frigobar embutido
 

Nos quartos, água, cerveja, refrigerante, suco e achocolatado

 

Guia da cidade de São Paulo e revista de economia para leitura dos executivos nos apartamentos

 

A sala de estar é a principal diferença entre as duas suítes e os apartamentos. Estas duas UHs costumam receber executivos japoneses de alto escalão

 

Todos os banheiros têm banheira com piso antiderrapante, pia em mármore cinza e predomínio do branco

 
 

Os amenities têm embalagens em papel reciclado com a marca da rede e palavras em japonês como harmonia e bondade

 

Jujubas e trufas estão entre os mimos deixados no quarto para os hóspedes. As trufas acompanhavam o cartão de boas-vindas ao Hôtelier News

 

 

Lazer

A área de lazer diferencia-se por oferecer mais espaço. Piscina, jacuzzi e academia não são tão compactascomo de costume nos hotéis de categoria similar.A academia, que conta com instrutor para musculação e aulas, possui ampla sala de equipamentos, esteiras e até bicicletas para spinning.

A piscina com 1,40m de profundidade é coberta e aquecida, funcionando diariamente das 6h às 22h. Completando o espaço há uma jacuzzi (muito procurada pelos japoneses) e sauna seca.

  A área da piscinatambém permite a entrada de luz natural. Ao lado, as bicicletas próprias para aulas de spinning
Esteiras e equipamentos para musculação ao fundo
 

No mesmo espaço da jacuzzi funciona uma sauna seca. Segundo o hotel, a jacuzzi é outro atrativo que atrai principalmente os japoneses

 

Pacotes especiais

A rede Blue Tree tem um leque de pacotes especiais para todos os gostos e perfis de hospedagem com o objetivo de gerar experiências memoráveis aos que os usufruem. Em 2006, alguns destes foram lançados no Blue Tree Paulista: Aniversário, Conquista, Oriental, Núpcias pétalas e Spa weekend. Todos são exclusivos do empreendimento.
Outras opções oferecidas pela rede em todos os hotéis são o apartamento Romance - o mais vendido no Blue Tree Paulista -, Núpcias e o Blue Tree Mulher.

 

 

No pacote especial para aniversariante, o homenageado é surpreendido com muitos balões coloridos no apartamento, docinhos, bolo, champagne...

 

...e um Feliz Aniversário estampado na porta

 

O pacote Conquista é o mais elaborado: inclui desde uma limusine para buscar o hóspede em qualquer ponto da cidade e levá-lo ao hotel até jantar à luz de velas e música no restaurante. O apartamento é decorado com buquê de rosas e balões...

 

...além de frutas, enxoval especial e café servido no quarto

 
 

No pacote Oriental, o quarto ganha decoração temática. Nele há rapis (roupões japoneses), chinelos e sushis

Alimentação

No quesito alimentos & bebidas, a novidade do Blue Tree Paulista é o buffet japonês do café da manhã. À primeira vista estranhas, as iguarias, como alface, peixe, gohan (arroz cozido) e chá verde, caem no gosto dos japoneses. Os demais hóspedes costumam dar apenas um passeio ao redor da mesa para observar os produtos.
O know how da cozinha é do restaurante Noah, presente em cinco hotéis da redeem São Paulo. Noroom service também não faltam opções da culinária japonesa. No único restaurante do hotel, equipado com telão e adega climatizada, são servidos o café da manhã, almoço e jantar (sistema de buffet de segunda a sexta-feira, incluindo pratos japoneses). No lobby, o bar serve drinks embalados por voz e violão a partir das 18h.

 

O buffet de café é bem básico, com pães, bolos, frutas, iorgutes e sucos

 
  

O restaurante é todo em madeira escura com cadeiras de estofados azuis..

 

...possui uma adega climatiza...

 

...e um telão

 

Escultura moderna no corredor dos elevadores. Ao fundo, o restaurante

Convenções

O espaço de eventos do Blue Tree Paulista tem capacidade limitada. A maior sala, a Picasso, que é reversível para duas, comporta até 120 pessoas. Todas as áreas para convenções do hotel têm nomes de artistas consagrados: Renoir, Picasso, Botero, Monet, em uma homenagem ao ilustre vizinho e também parceiro Masp, já que o hotel oferece tarifa simbólica a artistas em noites de vernissage no museu paulista. Em contrapartida, o empreendimento disponibiliza aos hóspedes ingressos para as exposições em cartaz. 
 

O business center, ao lado das salas, tem dois computadores e uma estação vaga para notebook

 
A Picasso é a maior área de eventos do hotel, com capacidade para até 120 pessoas em formato auditório

Serviço Blue Tree Towers Paulista Rua Peixoto Gomide, 707- Cerqueira César São Paulo, São Paulo 11 3147-7000 reservas@bluetree.com.br www.bluetree.com.br * A reportagem do Hôtelier News se hospedou no Blue Tree Paulista a convite do hotel.

Comentários