Manoel da Silva Filho, o Manelão, presidente da Nossa Turma, com 
Maria Rosa Leroy, diretora de Hospitalidade do Blue Tree Premium Faria Lima
(fotos: Peter Kutuchian)

O ser humano conta com um dom natural, o da fraternidade, e que muitas vezes não pode ser usado pela simples razão da falta de conhecimento em onde aplicá-lo. As pessoas querem ajudar mas não sabem quem ajudar, precisam de uma aproximação e de um aval, além disso a correria do dia a dia, desse tempo louco que passa voando, mal começamos a semana e ela já termina, o sábado aparece tão rapidamente como o domingo, que dasaparece sob o olhar melancólico da segunda-feira.

Aí vem uma apresentação, uma ideia que alguém teve, a necessidade em encontrar um lugar para sediar a primeira exposição de uma fotógrafa cujo cunho é clicar rostos, pessoas, crianças, e cuja mostra está baseada nas comunidades carentes que cercam uma entidade que cuida das crianças o dia inteiro, enquanto seus pais trabalham, é nessa ONG, que está inserida dentro de um dos maiores centros de distribuição de alimentos da América do Sul, onde os sonhos nascem. Sonhos que se mesclam com ideais, que se transformam em projetos e que dão certo.

Foi assim que a Associação de Apoio à Infância e Adelescência Nossa Turma, entidade fundada em 1998 pelo Manoel da Silva Filho, o Manelão, chegou ao Blue Tree Premium Faria Lima, com a necessidade de ter um espaço para sediar uma exposição de fotos das pessoas que fazem parte do dia a dia da Nossa Turma, pessoas simples, necessitadas, mas que no fundo são pessoas iguais as que circulam em seus carros pela cidade, que frequentam as mesmas ruas e respiram o mesmo ar.


Gabriel Soares, da Fator MKT & Propaganda, Ana Kobashi, Patricia Zacarias, Maria Rosa Leroy e Carlos Lessa, gerente de Vendas do BT Faria Lima 

Depois da primeira reunião para apresentar a exposição do registro fotográfico de Ana Kobashi das comunidades do entorno do Ceagesp que são atendidas pela Nossa Turma, Maria Rosa Leroy, diretora de Hospitalidade do empreendimento hoteleiro, sentiu que tinha encontrado uma entidade com a qual criar laços para desenvolver outros projetos que estavam engavetados. "O Blue Tree Faria Lima sempre se envolveu com projetos sociais, mas sempre com entidades diferentes, que vinham e íam, era uma ajuda aqui, outra ali, mas nunca houve a oportunidade em conhecer uma que tocasse nossos sentimentos para que vislumbrássemos a possibilidade em estender nossas ações em prol do crescimento dos indivíduos, dos cidadãos. Então, as ideias estão vindo e a parceria que nasce com a Nossa Turma nos parece que terá um começo, que é com essa exposição, um meio e um fim. Não um fim de término, mas de resultados obtidos e de uma continuidade", explica Maria Rosa.


Cenas da exposição fotográfica de Ana Kobashi que vai até o dia 30 de novembro

exposição teve início hoje (29) no foyer do hotel paulistano, com cerca de 40 fotos da Ana Kobashi, algumas delas das ruelas, das casas e dos detalhes que fazem as comunidades, e muitas outras que retratam os rostos e as emoções das pessoas, que são literalmente as comunidades. "Estou muito feliz por ter a chance de mostrar essas pessoas que vivem no entorno do Ceagesp, e que raramente são notadas pelos outros, que vão até o entreposto comprar suas necessidades alimentícias, mas que não percebem a existência dessas pessoas, e muito menos das suas necessidades básicas de sobrevivência. Meu objetivo é com essa exposição, as das pessoas, e não simplesmente pela exposição em si", diz a fotógrafa Ana Kobashi.

Para Manelão, ver as fotos das pessoas que ele conhece há tantos anos e que retratam a própria existência da Nossa Turma, é um sinal que os projetos precisam ser levados a diante, sem esmorecer e com a esperança muito bem fortalecida. "Estou muito feliz em poder ver os amigos retratados nas paredes e também percorrendo esse espaço, podendo ver com calma e clareza as fotos destes que são a razão de nosso trabalho. Essa valorização humana não tem preço e eu agradeço a todos que puderam colocar essa exposição de pé", declarou o presidente da Nossa Turma.

No ano que vem a Nossa Turma atinge a sua maioridade, completa 18 anos, e a expectativa de todos que trabalham como voluntários é que os projetos se desenvolvam e o dom da fraternidade possa ser praticado de todas as formas. "É maravilhoso poder ver um projeto sair do papel e virar realidade. Estamos muito confiantes que juntos, o Blue Tree Faria Lima e a Nossa Turma, possamos desenvolver mais projetos que auxiliem o hotel e a nossa entidade, e principalmente, aos cidadãos com quem estamos dispostos a ajudar e quem estamos envolvidos. Isso é só o começo", diz Patricia Zacarias, voluntária da Nossa Turma.

A Associação Nossa Turma é uma entidade apoiada pelo Instituto da Criança, e é onde também o Bazar da Hospitalidade está sendo realizado desde a edição passada. No dia 5 de dezembro, uma edição  especial de Natal, só de brinquedos, ocorre no local. 

Serviço
bluetree.com.br
nossaturma.org.br