De Itajaí, Santa Catarina*

BNT Mercosul - Geninho Goes_aberturaOrganizador da feira, Goes ressaltou os esforços realizados em cada edição

Uma marca especial merece agradecimentos. Foi dessa forma que Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul, iniciou o discurso de abertura da feira, que chega à 25 edição este ano. Com 109 estandes, o evento catarinense conta com mais de 300 marcas presentes. Segundo a organização, a expectativa de público é de 5 mil profissionais do turismo.

Um dos evento do segmento mais consolidados do país, a BNT Mercosul foi aberta com a presença de diversas autoridades e representantes do trade nacional. Entre eles, secretários municipais de cidades da região, além de Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur (Ministério do Turismo).

Primeiro a falar, Goes citou que, ao completar 25 anos de feira, é difícil fazer agradecimentos pontuais. “O que tenho a dizer? Muito obrigado a todos vocês. Quando comecei a feira diziam que era louco. Sou um apaixonado pelo que faço e, a cada porta que se fechava na minha cara, conseguia abrir outras três. Agora, uma coisa posso dizer com certeza: a BNT Mercosul foi criada para impulsionar o turismo nacional”, disse.

A seguir, Evandro Neiva, secretário municipal de Turismo de Itajaí, destacou o bom momento da cidade. “Estamos em um ritmo econômico em expansão, próximos de voltarmos à liderança do PIB (Produto Interno Bruto) no estado. O Porto de Itajaí está com movimentação intensa, o que acaba impulsionando também outros segmentos da economia, caso do turismo”, comentou. “Vemos atualmente o setor hoteleiro em evolução. Hotéis que eram familiares, estão totalmente atualizados. Além disso, grandes redes estão abrindo unidades por aqui”, ressaltou.

BNT Mercosul - Rogério Siqueira_aberturaSiqueira anunciou a assinatura de contrato de financiamento com o BNDES

Neiva citou ainda os R$ 300 milhões em investimentos alocados em obras de mobilidade na cidade nessa gestão. “Esses esforços impactam positivamente e diretamente no turismo, que é prioridade para a prefeitura”, assegurou o secretário, destacando ainda o grande número de cruzeiros que chega a Itajaí anualmente. “Somos um hub de transatlânticos para toda região Sul”, completou.

BNT Mercosul e Beto Carrero World

O conhecido parque temático catarinense, maior do país, é um dos principais apoiadores da feira. Por isso, representando a iniciativa privada na cerimônia de abertura, Rogério Siqueira, presidente do Beto Carrero World, destacou a parceria com o evento. “O Geninho falou que somos loucos em investir tanto no turismo da região. Então, queria aproveitar minha fala para falar um pouco do Beto Carrero. Ele sempre nos disse que a paixão pelo turismo fazia toda diferença, e acho que é isso que nos une à feira”, disse.  

Siqueira aproveitou a abertura para contar uma grande novidade do parque. Segundo o executivo, será assinado na próxima semana um contrato de financiamento de R$ 80 milhões com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “Ano que vem fazemos 30 anos e teremos uma nova área temática. Infelizmente, ainda não posso dar mais detalhes, mas continuamos a investir forte no crescimento do complexo, apesar das notícias que dizem que estão nos comprando”, brincou.

BNT Mercosul - Bob Santos_aberturaRepresentando o ministro, Santos apresentou dados sobre vistos 

Por fim, Bob Santos tomou a palavra e, como em outras ocasiões, destacou as medidas implementadas pelo governo Bolsonaro. “Apesar das dificuldades de orçamento , estamos trabalhando forte para criar um ambiente de negócios melhor para todo trade”, disse o secretário. Ele citou também alguns números inéditos ligados à flexibilização do visto para quatro países: EUA, Austrália, Japão e Canadá. A medida começa a valer no mês que vem.

“Os dados que estou passando são de vendas, não de buscas”, fez questão de ressaltar Santos. “A partir de informações do Amadeus, observou-se aumento de 53% nas compras de passagens a partir dos EUA em junho. Do Canadá, a expansão é ainda mais expressiva: 135%”, comentou. “Para dezembro, a alta observada no mercado americano é de 128% e, na Austrália, de 125%. Japão (+327%) e Canadá (+257) têm desempenho ainda melhor.”

A BNT Mercosul prossegue até amanhã (25), no Centreventos Itajaí, em Itajaí (SC), com rodadas de negócios e intensa programação de palestras de capacitação. Saiba mais no https://bit.ly/2YJlkN5.

(*) A reportagem viaja a convite da BNT Mercosul

(**) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News