onyx bolsonaro mp empresasDeclaração foi dada após encontro entre o Presidente e Lorenzoni

Ontem (28), Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro assinará MP (Medida Provisória) para facilitar a abertura de empresas. A MP da liberdade econômica, como foi chamada pelo ministro, deve estar pronta para ser assinada amanhã (30). Lorenzoni deu a declaração após se reunir com Bolsonaro para tratar sobre a articulação para aprovação da Reforma da Previdência. Convesas sobre as mudanças no sistema previdênciário vêm se intensificando visto os obstáculos da oposição e os contínuos recuos do PIB (Produto Interno Bruto).

“Pela primeira vez na história republicana brasileira o cidadão diante do Estado vai ter a verdade com ele, então é uma mudança muito significativa. É para facilitar a vida das pessoas, para abrir seu negócio, para trabalhar, produzir renda, gerar emprego”, afirmou Onyx, que se recusou a dar mais detalhes sobre a MP.

Bolsonaro: Reforma da Previdência

O chefe da Casa Civil também comentou a conversa que Bolsonaro teve no fim de semana com Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados. De acordo com o Onyx, o encontro serviu para restabelecer uma linha direta de comunicação entre os dois.

“A reunião foi muito boa. Os dois reabriram um canal de conversação direta entre o presidente da República e o presidente da Câmara dos Deputados”, afirmou o ministro.

Maia tem sido um dos principais defensores da Reforma da Previdência e vinha cobrando uma maior participação do Palácio do Planalto nas articulações pela medida.

O encontro ocorreu no momento em que o mérito da reforma começa a ser analisado na Câmara e depois de declarações polêmicas de Maia sobre os filhos do presidente. Após uma série de troca de farpas entre os dois há algumas semanas, Bolsonaro tem feitos acenos a Maia, e repetiu o gesto no sábado, mesmo após entrevista polêmica do deputado.

(*) Crédito da foto: Adriano Machado/Reuters