Bombinhas- Semana Municipal do TurismoEvento tem apoio do Sebrae-SC

A prefeitura de Bombinhas (SC), com o apoio do Sebrae-SC, realiza entre os dias 23 e 26 de abril a Semana Municipal do Turismo. Visando identificar soluções e compartilhar experiências sobre o mercado, o evento pretende reunir o poder público, o trade turístico, a iniciativa privada e a comunidade local no restaurante Casa da Praia, no centro da cidade. A ação contará com seminários e painel de boas práticas com cases de destinos de sucesso do país. 

Cristiano Pedrolli, consultor do Sebrae-SC, será o moderador do evento, apresentando um balanço sobre a última temporada de verão aos presentes na data de abertura. Nos dias 24 e 25, começam as palestras dentro das temáticas: Taxa de Preservação Ambiental; Mobilidade Urbana e Infraestrutura Urbana; Cenário Econômico e Desenvolvimento; e Marketing de Destino e Comunicação. Os seminários têm o objetivo de contextualizar ações e serviços, sinalizando problemáticas e gerando debates e soluções. 

No último dia, o Sebrae-SC apresenta o painel de Boas Práticas, onde cases de sucesso de destinos turísticos, associativismo e sustentabilidade serão analisados e discutidos. Entre os destaques, está Bonito (MT), servindo de exemplo de integração do trabalho do poder público e privado na gestão do turismo. Tiradentes (MG) aparecerá na palestra sobre associativismo. Outros cases como Gramado (RS) e Pomodore (SC) também estão na programação. 

Após o painel, serão apresentadas as propostas levantadas durante todo o evento para encaminhamento ao poder público municipal. Segundo Sérgio Fernandes Cardoso, coordenador do Sebrae da Foz do Itajaí, o evento traz à tona uma série de discussões sobre o turismo, principal fator do desenvolvimento econômico no município. “Além de ter como missão apoiar os pequenos negócios, o Sebrae também apoia ações que promovam o desenvolvimento econômico dos territórios. Fomentar o turismo é uma delas e o evento promove fóruns onde o assunto é amplamente debatido de forma participativa, fortalecendo a governança local”, destaca.

Bombinhas: programação

Terça-feira: 23/04
19h – Encontro com o Trade – Balanço da temporada 2018/2019

Quarta-feira: 24/04
08h às 12h – Seminário sobre Taxa de Preservação Ambiental – TPA e Saneamento Básico 
14h às 18h – Seminário sobre Mobilidade Urbana e Infraestrutura Urbana

Quinta-feira: 25/04
08h as 12h – Seminário sobre Cenário Econômico e Desenvolvimento Econômico
14h as 18h – Seminário sobre Marketing de Destino e Comunicação

Sexta-feira: 26/04
8h as 12h – Painel de Boas Práticas – cases de sucesso em Turismo, Associativismo e Sustentabilidade
– Case: Integração do trabalho do poder público e privado na gestão do turismo de Bonito/MS.
Painelista: Clayton Castilho – Empresário, proprietário do Hotel Fazenda Rio Formoso, presidente do Fórum de Turismo Bonito Serra da Bodoquena, associado do Convention Bureau, foi diretor municipal de Turismo e vice presidente do COMTUR.

– Case: Do Associativismo a maior festa de Páscoa do Brasil – OSTERFEST

Painelista: Ivan Blumenschein – Empresário, sócio da Nugali Chocolates, membro da diretoria da Associação Visite Pomerode – AVIP e ex-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Pomerode/SC.

– Case: O que podemos apreender com destinos como Tiradentes, Gramado e Pomerode
Painelista: Luciana Thomé – Consultora nas áreas de turismo, desenvolvimento local e marketing, com vasta experiência em inúmeros destinos turísticos brasileiros como Gramado, Tiradentes e Diamantina.

– Case: O Alquimista Burger, o primeiro restaurante lixo zero da Costa Esmeralda
Painelista: Diego Eldo dos Santos – Empresário (O Alquimista Burger).

– Case: Minimizando a crise através da melhoria contínua da Pousada dos Ingleses
Painelista: David Swan – Empresário, socio da Pousada dos Ingleses e presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau
14h as 16h – Apresentação das soluções propostas nos seminários, viabilidade de execução e encaminhamentos.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Prefeitura de Bombinhas