A Suíte Nobre do hotel, uma das melhores acomodações disponíveis no empreendimento
(fotos: Filip Calixto)

Situado na região central da capital paranaense, na esquina das ruas Cândido Lopes e Marechal Floriano Peixoto, edifício com aspecto clássico revela um dos hotéis mais tradicionais da hotelaria paranaense ao abrir suas portas. O meio de hospedagem ali instalado é o Bourbon Curitiba Convention Hotel, empreendimento da rede Bourbon Hotéis e Resorts, administrada pela mesma família proprietária do prédio onde está o hotel. 

Imponente, a edificação não tem tons clássicos só por fora e conserva em seu jeito de hospedar e acolher algo de muito tradicional na hotelaria. Tanto tradicionalismo é percebido logo no lobby, quando damos atenção às cores decorativas e aos móveis e objetos que adornam o espaço de entrada. 

Cordialidade no atendimento e apartamentos amplos como poucos dão sequência ao clima de resgate à essência hoteleira, que culmina num setor de Alimentos e Bebidas rico e repleto de opções, que vão da gastronomia europeia até à culinária oriental.

Para conhecer, o Jeito brasileiro de hospedar – slogam da rede hoteleira -, o tradicionalismo perceptível e conhecer as mais novas atualizações do Bourbon Curitiba Convention a reportagem viajou à Curitiba e conheceu o meio de hospedagem.

* Por Filip Calixto

Acomodações
Principal atração de qualquer hotel, as acomodações são o grande trunfo do Bourbon curitibano. Ao todo o empreendimento conta com 174 habitações, sendo 146 apartamentos superiores e 28 suítes exclusivas de uma ala chamada premiere, que vai do 12º ao 16º andar.

Dentre essas suítes estão algumas ofertas que chamam a atenção pelo tamanho e pelo bom gosto na decoração. Em sua visita, a reportagem conheceu as suítes Nobre e Presidencial e pode conferir tanto a amplitude como o requinte desses quartos. Como curiosidade, a suíte Presidencial tem um mural no qual mostra fotos de todas as parsonalidades que se hospedaram ali, numa lista que vai dos presidentes Luís Inácio "Lula" da Silva e Fernando Henrique Cardoso até figuras internacionais como Dalai Lama, José Saramago e Pelé.

Os quartos também são o centro da ação da gerência na mais nova obra que o hotel irá receber, Com previsão para ser iniciado em janeiro, o novo retrofit será realizado em todos os quartos superiores. "O projeto já foi aprovado pelo conselho e conta comprojeto do escritório de arquitetura DoisPontos, de São Paulo", antecipa Sílvio Rossi, gerente geral do hotel. "Temos um protótipo, que deve ficar pronto até o final deste mês e, após isso, entra em análise. Após aprovado iremos replicar para todos os apartamentos da unidade", sintetiza complementando.

Estrutura
Endossado pela diretoria da rede, o empreendimento de curitiba tem uma forte característica de renovação e as áreas comuns não escapam disso. "A gente sempre está fazendo investimentos. Sempre. Principalmente porque a família Vezozo não tem outro tipo de negócio. O negócio é a hotelaria, então o lucro da unidade é investido nela própria. Principalmente nesse hotel que é próprio", comenta o gerente.

Seguindo essa linha, em meados de 2013 um projeto de reestruturação começou e as área comuns foram o foco. A ações começaram pela área que abrange piscina, spa e academia, passaram pela recepção, business center e lobby e chegaram à área de Alimentos e Bebidas que ainda recebem alguns reparos estruturais.

Apenas na área ao redor da piscina, o hotel investiu cerca de R$ 500 mil. 

Alimentos e Bebidas
Setor gerados de 40% da receita do empreendimento, Alimentos e Bebidas é um dos departamentos mais importantes do hotel. Nele trabalham 52 dos 150 colaboradores atuante sno hotel.

Ao todo são três restaurantes – Kibô Sushi, Le Bourbon e 99 Braserrie – dois recentemente revitalizados e um emprocesso de obras. Os três se complementam e atendem tanto hóspedes como público externo.

Serviço

www.bourbon.com.br