Bourbon Curitiba: um dos melhores hotéis da capital paranaense

 
Céu azul e clima ameno. Considero a estação de outono a minha preferida. Enquanto os edifícios e casarões são refletidos no vidro do automóvel que está me transportando, fico imaginando como será o lobby, a recepção e qual será a primeira impressão do hotel desta vez.
A localização do meio de hospedagem é central, algo que nos dias de hoje pode ser, dependendo da cidade, um fator pouco positivo. Porém, levo sempre dentro da minha bagagem de vida pessoal a filosofia de primeiro sentir o astral dos lugares que frequento e não apenas "ver".No caso de Curitiba, a capital que considero como a mais européia do Brasil, as características centrais são menos desfavorecidas do que em outros destinos. Talvez seja pela cultura dos curitibanos que procuram manter a cidade sempre limpa jogando o lixo no lugar certo. O carro vai encostando no meio-fio e lá está o capitão-porteiro, um cargo em extinção, mas que aqui no Bourbon Curitiba Convention Hotel, ainda continua (e muito bem) na ativa. Seu sorriso e atenção enchem nosso coração de orgulho, a sensação de respeito é tamanha que quase batemos continência para ele.
Entramos pela porta. Enquanto o mensageiro nos conduz à Recepção, reparamos no lobby, com suas grandes colunas redondas. Reflexos dourados, piso de granito, mobiliário clássico e o pé-direito alto nos causam uma sensação five star. Duas simpáticas colaboradoras do hotel nos repetem as boas-vindas e realizam com presteza o check-in. Na hora da chave, uma surpresa, ela não é magnética e sim nos velhos moldes da era pré-plástico. O chaveiro conta com duas chaves, sendo uma menor que é utilizada para acionar, já dentro do elevador, a permissão para ativarmos o botão relativo ao pavimento no qual estaremos hospedados por duas noites.
O Bourbon Curitiba é o único hotel da cidade que conta com a classificação cinco estrelas conforme chancela e classificação do Ministério do Turismo.
Chegamos à nossa UH que é uma suíte elegantemente decorada e muito espaçosa. Estamos hospedados e vamos começar a elaboração de mais um In Loco Especial, desta vez em um dos hotéis mais tradicionais de Curitiba, com três restaurantes, cigar bar e um atendimento de primeira. Gostamos de estar lá! Boa leitura!
Por Peter Kutuchian*
  
 
Fachada do Bourbon Curitiba, considerado um dos mais tradicionais da capital paranaense (fotos: Peter Kutuchian)
 
Entrada do hotel e mais detalhes da fachada que é revestida com granito
 
Olhando à esquerda em um domingo tranquilo
 
O poderoso Jaguar aguarda a saída de um hóspede
 
Em frente ao hotel, a biblioteca da cidade
 
O capitão porteiro, Marcos Roberto Emiliano de Moraes, nos recepciona com as boas-vindas estampada em seu rosto
 
Assim como Lôri Antonio Hensen, um dos mensageiros do turno da manhã
 
Quem nos recepciona também é Silvio Rossi, gerente geral da unidade
 
A visão completa da Recepção
 
Caroline Schmidt e Moara Matono Gerioni são as simpáticas recepcionistas que cuidam do nosso check-in e da maioria das solicitações dos hóspedes do Bourbon Curitiba
 
Aproveitamos e começamos os cliques do lobby
 
O painel que retrata a agricultura do Paraná fica atrás da escada que dá acesso ao Kibô Sushi
 
A mesa da guest relations e a porta de entrada em segundo plano
 
Em frente a mesa da guest um conjunto de mesas e cadeiras para uma pequena reunião
 
Em outra área do lobby, algumas peças de decoração oriundas da Ásia
 
E agora do lado oposto da foto anterior
 
Os dois elevadores de acesso aos apartamento. Vamos subir?
Hospedagem O Bourbon Curitiba conta com 175 UHs, sendo 147 apartamentos e 24 suítes. Uma das habitações pode ser reservada para hóspedes com necessidades especiais. Todas possuem acesso à internet banda larga gratuita, ar condicionado com controle individual, frigobar, música ambiente, TV a cabo e cofre.
As suítes estão situadas no Club Floor onde são oferecidos serviços diferenciados. O acesso é privativo por meio de uma pequena chave que libera o elevador para o pavimento correspondente.
São cinco as categorias dessas habitações especiais: Master (18), Classic (4), Diplomata (4), Nobre (1) e Presidencial (1), esta tem 500 m² e é considerada a maior presidencial de Curitiba. Não conseguimos fotografá-la pois estava ocupada por um músico e compositor internacional. No seu hall de entrada fica a Galeria da Fama com 50 fotos das celebridades que já se hospedaram ali.
 
Como nossa hospedagem será em um dos quatro pavimentos, precisamos acionar o botão do painel do elevador com uma chave. Segurança e privacidade
 
  O hall dos elevadores e o corredor de acesso às UHs
 
  Abrimos a porta e entramos na suíte reservada para nós. A primeira impressão é excelente
 
  A mesinha redonda com o abajour em forma piramidal e a outra mesa que serve para trabalhar ou fazer pequenas refeições Prato com queijos e damascos secos mais vinho estavam a espera de nossa degustação
Outro ângulo revela um confortável sofá, a TV e a cama. A suíte, que não é das mais amplas do Bourbon Curitiba é muito espaçosa e aconchegante
 
  No aparador, o mesmo da TV, ficam a cafeteira e os itens que compõe o minibar. Na foto abaixo o frigobar
 
Agora sim, a visão da cama king size e o closet lá atrás
 
  As duas mesinhas de cabeçeira
 
O closet e o maleiro
 
  O armário aberto mostra o cofre e roupões
 
Outra visão do quarto que é bem iluminado por duas grandes janelas. À esquerda mais um maleiro
 
 Vista da cidade a partir da nossa UH
Para a esquerda
 
  Voltamos e clicamos o banheiro com seus amenities
 
As habitações standard também são confortáveis
 
Esta é de categoria twin
 
O banheiro tem apenas box, além dos equipamentos necessários como espelho de aumento e secador
Eventos Como diz o nome, o Bourbon Curitiba Convention Hotel possui o maior centro de eventos da cidade. São oito salas moduláveis que podem receber pequenas reuniões até grandes convenções para 1.500 pessoas. Salas de apoio, business center 24 horas e uma equipe especialmente dedicada completam a estrutura do hotel.
O auditório Bourbon (foto: divulgação)
O salão All Seasons (foto: divulgação)
A sala Sumatra... (foto: divulgação)
E a Moka (foto: divulgação)
 
No primeiro pavimento, o business center
 
Impressoras a laser e jato de tinta...
 
e três estações para os hóspedes que cada vez mais estão equipados com seus próprios notebooks
 
Outros serviços O Bourbon Curitiba também oferece sala de ginástica, piscina coberta e aquecida, saunas secas e úmidas, duchas circulares e escocesas, sala de repouso, banheira de hidromassagem, estacionamento e acesso wi-fi à internet em todas as áreas sociais. Vale ressaltar que toda a área de lazer será reformada e transformada em spa.
A área da piscina fica ao lado da...
 
 Academia de ginástica. Em breve todo o espaço
será revitalizado e ganhará um spa
Gastronomia São quatro - além do room service - opções gastronômicas existentes no Bourbon Curitiba. No 99 Brasserie Café é servida a primeira refeição do dia e almoço. Sua feijoada já foi eleita diversas vezes como a melhor da cidade pelas revistas Veja e Gula. O café da manhã é completo e caprichado, além de oferecer ingredientes de excelente qualidade. Uma estação é utilizada para preparar omeletes, panquecas e waffles.
O Le Bourbon só abre para o jantar e conta com um ambiente sofisticado e formal. As opções oferecidas ali são contemporâneas com um toque da gastronomia francesa.
Já o Kibô é especializado nos pratos japoneses como sushis, temakis, sashimis e outras opções deliciosas preparadas pelo experiente sushiman da casa.
Finalmente, o La Casa del Tabaco que fica no mesmo nível do lobby, oferece cafés, drinques e snacks inspirados na culinária da Terra de Fidel. E como não poderia faltar, também conta com uma excelente opção de charutos, condicionados em uma sala espaçosa e refrigerada.
O chef Luciano Guimarães de Araújo e o supervisor de Gastronomia, Luís Carlos Rosseto Henrique. A dupla que coordena as equipes responsáveis pelos prazeres da mesa
 
O chef preparou para nosso almoço uma saladinha especial e deliciosa com legumes grelhados
 
E como prato principal, um filet de congrio com camarões rosa acompanhados de purê de inhame e batata saborosos
 
A sobremesa então... Bananas flambadas com calda de maracujá!
  
 
O 99 Brasserie Café, principal restaurante do Bourbon Curitiba, onde é servido também o café da manhã, já ganhou vários prêmios e menções por oferecer a Melhor feijoada da cidade
 
Diversas revistas especilizadas já a elegeram
 
Praticamente em todos os anos
   
O Le Bourbon é o restaurante francês do hotel
 
A entrada com as colunas douradas
 
No salão, um ambiente refinado e especial
 
Conforto e aconchego
 
O Le Bourbon só abre para o jantar e um dos pratos principais é o que foi nos servido no almoço (só para termos o privilégio de experimentar)
 
  Outra visão da mesa que fica perto da janela e já vamos saindo, deixando com certeza para a próxima oportunidade uma passagem completa pelo Le Bourbon
 
Como já tínhamos experimentado a deliciosa gastronomia do Le Bourbon, resolvemos na última noite de nossa estada, conhecer o restaurante japonês Kibô Sushi
 
O espaço fica próximo ao lobby e em sua decoração há uma saleta de estar para quem deseja tomar um drinque antes
 
Mas é do balcão do Kibô que saem as iguarias
 
Escolhemos uma mesa central e além do balcão tínhamos também esta visão
 
O sushiman Roberto Aparecido Alves começa o preparo da nossa refeição
 
Lâminas de linguado com limão
 
No final, ele e a garçonete Valquíria de Souza...
 
...apresentam a obra-prima da noite
 
Outro espaço apreciado pelos hóspedes e curitibanos é a Casa del Tabaco, um bar onde pode-se degustar bons destilados e charutos
 
  Na entrada, uma vitrine com artigos e acessórios para os fumantes. Até uma mini-estátua de John Lennon decora o espaço
 
O balcão do bar
 
e algumas das mesas
 
A espaçosa sala dos charutos é uma das maiores que a reportagem já viu nos hotéis já visitados nos últimos seis anos
 
Marcas famosas como a Montecristo
 
  E uma variedade bastante ampla
 
Tamanhos e preços para todos os gostos e bolsos
 
Vamos tomar o café da manhã no 99 Brasserie. Antes de entrar, uma rápida apreciação da galeria
 
Juan Reynaldy Pereira do Santos, garçom, Roseli Aparecida Mafra de Lima, chefe de Fila e Wellington Jaime Kava, primeiro cozinheiro nos dão as boas-vindas
 
Esta é a visão que temos assim que entramos no local
 
  Um amplo buffet concentra as atrações gastronômicas matinais
 
Em um outro cantinho, a estação diet
 
Omeletes, panquecas e waffles podem ser preparados na hora ao gosto do cliente
 
A segunda cozinheira, Clerni Mainardies Scuissiatto, é famosa por preparar as opções com maestria
 
A grande cesta com pães enormes
 
  A variedade é muito boa. Na direita a estação de pratos quentes como ovos mexidos e salsichas
 
A porcelana dos cereais e geléias é diferente e em formato de grandes xícaras
 
O salão do 99 Brasserie é iluminado e bem distribuído
 
Banana da terra com canela é um dos quitutes diferentes do café da manhã
 
Bolos, tortas, frios, ai que fome!
 
Outro ângulo do salão
 
E os fofinhos pães doces com queijo e goiabada. Será que dá para o Silvio enviar por sedex?
 
Sobre Curitiba Muitos parques, praças, feiras de artesanato e antiguidades, excelentes restaurantes, museus, atrações culturais como peças teatrais e festivais de música. Estas são algumas das atividades que podem ser apreciadas em Curitiba. Além disso, a cidade é muito agradável, limpa, com tráfego de veículos ainda suportável, apenas na hora do rush é que a coisa "pega". E falando em trânsito, as ruas não têm valetas e contam com uma manutenção que dá inveja a qualquer paulistano.
Nos dias que estivemos em Curitiba, visitamos o Jardim Botânico, os parques Tanguá e Birigui, a Pedreira Paulo Leminski, a Ópera de Arame, a Torre Panorâmica, de onde pode-se ver toda a cidade e ter uma noção exata de seu tamanho. Demos uma volta rápida na rua XV, no centro, onde clicamos a Boca Maldita, alguns prédios antigos, incluindo aquele do HSBC que é atração turística no Natal.
No centro da cidade, na rua XV, o famoso prédio da HSBC
 
 O bondinho da rua XV e lá atrás a praça General Osório
A Boca Maldita onde políticos ainda se reunem
Um dos edifícios que ficam em frente a praça Osório
 Em um outro casarão histórico, fica a Confeitaria das Famílias
  A Linha Turismo, com seus ônibus de dois andares, é um sucesso
O Centro Histórico da feirinha dominical
Onde artistas expõe suas artes
  Outras obras-primas também estão expostas como os esportivos Interlagos e Mustang
  O pneu faixa branca e o SP2
  Mais dois modelos norte-americanos
 A feirinha é na realidade uma feirona!
A bela fachada da Universidade do Paraná
O Bosque Alemão
Perto dali o parque Tanguá
O Museu Oscar Niemeyer
A Ópera de Arame
E ao seu lado a Pedreira Paulo Leminski, local onde são realizados os grandes shows
Vamos subir na Torre Panorâmica?
A vista para o Parque Birigui
E para a região central e o bairro do Bigorrilho
Estamos no Jardim Botânico!
O local é grande e a vista estonteante
O Espaço Cultural Frans Krajcberg e a estufa vista por um outro ângulo
  
  Onde jóias como essas estão expostas e à venda
Onde a árvore símbolo do Paraná, a araucária, também está presente
Gostamos muito da sensação de estar em Curitiba. Agora entendemos porque alguns hoteleiros quando vão trabalhar lá, se estabelecem e não voltam mais. O motivo? A qualidade de vida! Na sua próxima escapada de final de semana ou feriado prolongado, confira com seus próprios olhos! Boa viagem e até a volta!
Serviço Bourbon Curitiba Convention Hotel Rua Cândido Lopes, 102 - Centro - Curitiba/PR 41 3221-4600 0800 701-8181 central.reservas@bourbon.com.br www.bourbon.com.br
* O publisher do Hôtelier News hospedou-se no Bourbon Curitiba a convite da Bourbon Hotéis e Resorts.

Comentários