Bourbon Londrina: o primeiro da rede é um clássico executivo

Fachada do Bourbon Londrina Business Hotel (fotos: Nathalia Abreu)
Na tranquila e pequena Londrina, bonita cidade paranaense sem muitos atributos turísticos - porém suficientes para agradar ao visitante -, está localizado o Bourbon Londrina Business. O hotel está logo ali no "centro do centro" quando visto no mapa, a apenas dez minutos do aeroporto. O empreendimento hoteleiro é o primeiro dos fundadores da Bourbon Hotéis & Resorts, inaugurado em 1963 por Caetano Vezozzo e Angelina Ricci Vezozzo, que na época não tinham pretensão - e não imaginavam - que a rede adquiriria, posteriormente, o forte nome que tem hoje dentro do setor. O nome surgiu das sementes do café Bourbon, que originaram os negócios da família.
Com cara de prédio antigo e conservado, tanto por dentro quanto por fora, o Bourbon Londrina é totalmente voltado para o público de negócios e não traz, propositalmente, muitas opções de lazer em suas instalações. Próximo aos centros comerciais e financeiros da cidade, o hóspede conta também com diversas opções de bares e restaurantes na região. São 94 apartamentos e 18 suítes, dois restaurantes, internet wi-fi gratuita em todo o empreendimento, cinco salas destinadas para convenções e estacionamento com manobrista, compõe a estrutura do local. A gastronomia é também boa pedida para qualquer momento, tendo em vista que o chef oferece pratos com receitas exclusivas do hotel, além de um vasto café da manhã.
 
Próximo à Catedral de Londrina, importante ponto histórico da cidade, o Bourbon também tem fácil acesso ao lago Igapó e ao chamado Calçadão, onde além do comércio local o visitante pode conhecer algumas características culturais da cidade, como artesãos, grupos de teatro, músicos e artistas.
 
Por ser o primeiro hotel da Bourbon, a unidade de Londrina deu origem aos padrões de atendimento e de prestação de serviços, traçando as diretrizes para as outras filiais do grupo não só no País, como também na nova unidade do Paraguai. A equipe do Hôtelier News recentemente conferiu os detalhes das acomodações e do hotel, que iniciou o slogan utilizado pela rede prezando a disseminação do "jeito brasileiro de hospedar".
 
Por Nathalia Abreu*
O logo acima da porta Ao entrar no Bourbon Londrina, vemos um prédio clássico e antigo, porém restaurado A recepção, com um balcão em madeira e pedra, conta com relógios de diferentes horários do mundo e um grande logo da rede Bourbon ao fundo Lobby com espaço para descanso e leitura Outra visão do lobby Detalhe das flores no arranjo de mesa central Enfeitando o local, uma pintura antiga da famosa igreja da cidade O quadro dos fundadores não só do hotel, como também da rede Entre os jornais, a Folha de Londrina, um dos principais veículos de comunicação da cidade Ao lado da recepção, há mais sofás juntos a dois computadores Os hóspedes podem usufruir do serviço a qualquer hora do dia Leandro Mosca, gerente geral do hotel, nos acompanhou em toda a visita Augusto Carvalho, o chef do hotel Parte da equipe, Luciana Ucker é executiva de Contas
Acomodações O Bourbon Londrina possui 112 acomodações no total, entre apartamentos e suítes. São oito andares, sendo que seis deles contam com 15 quartos, e dois, com 11. Os 94 apartamentos são de categoria Superior (com 16m²), 15 das suítes são Master (com 27m²), e três são Classic (com 76 m²). Todos eles, independente da categoria, possuem televisor LCD com canais a cabo, frigobar, internet wi-fi, ar condicionado e banheiro privativo.
As suítes, maiores do que os quartos tradicionais, além do tamanho são diferenciadas pelos detalhes, como banheira, enxoval, sofá no quarto, mesa de apoio e aparelhos de televisão extra. No frigobar de todos, um fator é diferente de outros hotéis: os itens já estão inclusos na diária. São disponibilizadas duas águas sem gás, duas águas com gás e quatro refrigerantes.
Na entrada de cada quarto há um dispositivo mostrando se ele está ocupado ou não Alguns mimos foram deixados para a nossa equipe no quarto Um bilhete de boas-vindas, acompanhado de uma necessaire e de um bloco de anotações... ...Um prato de frutas... ...e deliciosas carolinas de chocolate! Ficamos hospedados em uma das maiores suítes do hotel, a Master Da janela é possível ver os pássaros que forram o céu no fim da tarde Praticamente ao lado do hotel está a Catedral, um dos principais pontos históricos da cidade O lago Igapó, cujo nome na língua tupi significa "transvazamento de rios", é bem conhecido em Londrina Alguns moradores e visitantes aproveitam para pescar e relaxar... ...e outros para apreciar a paisagem... ...voltando ao hotel. A UH em que ficamos é dividida em dois ambientes: quarto e saleta De acordo com o gerente geral, o rádio relógio é item essencial nos quartos do Bourbon Londrina. Mesmo que pareça acessório antiquado, muitos hóspedes reclamam se não o tiverem! A saleta do quarto onde fica a televisão, o frigobar e uma mesa de apoio Detalhe do lustre e dos quadros da saleta A televisão e o frigobar. Há outra televisão um pouco maior no quarto O hóspede tem direito a uma certa quantidade de bebidas não alcoólicas disponíveis no frigobar gratuitamente A pia do banheiro A banheira Um espelho com aumento Os amenities são os mesmos em todas as categorias de apartamentos. O que muda é apenas a quantidade.   Os sabontes de maracujá chamam a atenção Um quarto semelhante a este é o duplo, de mesma categoria A acomodação também possui uma saleta De categoria Superior, esta UH também pode ser preparada para noites de núpcias O banheiro possui uma banheira um pouco maior Na noite de núpcias, a suíte ganha uma decoração especial A mesa montada para a ocasião   Detalhes do enxoval e da mesa   O hotel também possui acomodações mais simples, sendo elas de casal, solteiro, duplas ou triplas O banheiro com ducha, sem banheira Esta suíte foi criada pensando no rei Roberto Carlos! Visão geral do quarto Detalhes em azul até mesmo no armário Sala com televisão
Culinária Quando o hotel foi inagurado pela família Vezozzo, dona Angelina trouxe receitas que permanecem até hoje na rede Bourbon. Um exemplo é o arroz doce, muito conhecido pelos habitués. "No café da manhã, como sobremesa nas refeições, e até mesmo nos eventos, nós não deixamos faltar o arroz doce", afirma o gerente Leandro Mosca. Outro item muito admirado é o pão de queijo, que é feito ali mesmo, na cozinha do hotel.
O responsável pelo setor de Alimentos & Bebidas é o chef Augusto Carvalho, que sempre participa dos treinamentos proporcionados pela rede nas outras unidades, buscando constante atualização. O cardápio para almoço e jantar com sugestões à la carte não é tão vasto quanto as opções oferecidas no café da manhã, mas são sempre atualizadas conforme a preferência dos visitantes.
No salão de café da manhã também é servido o almoço, e no Dinho's Bar, o jantar. O espaço também pode ser fechado para reuniões e eventos privados.
  O restaurante Bourbon, onde funciona o buffet de café da manhã Parte da decoração do local O café da manhã possui 77 itens no total   Pães e frutas dispostos de maneira decorativa Parte do buffet   Há uma enorme variedade de pães...   ...e doces Um dos mais tradicionais é o arroz doce Pãezinhos recheados     Queijos e, é claro, o pãozinho de queijo! Muitas frutas também para quem gosta de uma refeição mais saudável     Entre elas manga, banana e melancia, além de uma salada de frutas Iogurtes também são opção Para quem gosta, os cereais     E os frios clássicos, como presunto, mortadela, peito de peru e salame Para acompanhar, cream cheese, margarina... ...e também as opções doces, como geleia e mel Gelatinas coloridas   Para beber, água, sucos, leite, achocolatado e vitamina de abacate As opções de suco   Como bebidas quentes, café, leite e chás
 
É no Dinho's Bar que são servidos tanto o almoço quanto o jantar Visão geral do restaurante, que fica próximo à recepção De entrada uma salada de alface com mozarela de búfala e tomate seco... ...ou uma salada Ceasar O Filé de linguado ao molho de camarão, acompanhado de batatas e arroz, é uma boa opção tanto para o almoço quanto para o jantar Para quem prefere carne vermelha, o chef oferece Filé mignon grelhado acompanhado de um delicioso risoto de palmito Outro prato é composto de Filé mignon grelhado ao molho de laranja, brócolis, acompanhado de penne ao molho branco De sobremesa, o doce intitulado Banana amaretto
(banana flambada, com açúcar mascavo, canela e
suco de laranja, servida com licor amaretto e sorvete de creme) Pêra ao vinho com calda de maracujá e morango O famoso arroz doce do hotel não é servido só no café da manhã!
Bem-estar e setor de eventos Para relaxar, a área de lazer do hotel é totalmente focada em executivos. Alguns aparelhos de fitness estão disponíveis na sala de ginástica, além do serviço de massagem, sauna, banho de vapor, e até mesmo um salão de jogos.E já que este é um hotel totalmente focado no público corporativo, o setor de eventos é, portanto, um dos mais importantes na rentabilidade. "O turismo de negócios é o que movimenta o mercado hoteleiro de Londrina", afirma Luciana Ucker, executiva de Vendas do empreendimento. Com capacidade para cerca de 280 pessoas, as cinco salas são ambientes hipoalergênicos, climatizados, com equipamentos audiovisuais. O hotel oferece a disponibilidade de modular ou não as salas de acordo com cada evento. A capacidade pode ser alterada conforme a disposição e necessidade do cliente (banquete, coquetel e formato de auditório, por exemplo).
Depois de tanta comida gostosa, o hóspede pode queimar algumas calorias na academia Para relaxar, a sala de massagem...   ...ou a sauna e o banho de vapor Os amenities no local são os mesmos oferecidos no quarto O salão de jogos do hotel lembra um filme antigo Para os executivos, o hotel possui salas e auditórios para eventos Algumas de maior porte...   ...e outras menores
Serviço Bourbon Business Hotel Londrina Alameda Miguel Blasi, 40 - Centro Londrina - PR 43 3315-4000 www.bourbon.com.br* A repórter do Hôtelier News viajou a Londrina e se hospedou no Bourbon Londrina Business Hotel a convite do hotel.

Comentários