De Londrina, Paraná*
 
Sacos plásticos para armazenamento de
lixo darão lugar à câmara fria
(foto: Nathalia Abreu)

O Bourbon Business Hotel Londrina, localizado na cidade que empresta o último nome ao empreendimento, no Paraná, já trabalha com reciclagem há três anos, mas recentemente decidiu implantar um novo sistema de armazenamento de lixo para facilitar a prática. O projeto consiste em uma câmara fria, que deve ficar pronta entre seis meses e um ano.
 
Como explica Leandro Mosca, gerente geral do hotel, o lixo atualmente é separado em reciclável, orgânico e rejeito (nome dado, por exemplo, aos guardanapos de papel sujos), e a área de triagem possui somente sacos pláticos, cestas e uma pia para higienização do material. A ideia da renovação surgiu recentemente, com a necessidade de evitar os problemas causados principalmente pelo calor.
 
“O verão da cidade é muito quente. Precisamos evitar que entrem mosquitos. Nosso engenheiro vai desenvolver o local que ficará a câmara para não atrapalhar a parte hidráulica e a questão do gás”, afirma o gerente.
 
Mosca conta que foram dois anos de conscientização e treinamento dos funcionários, com palestras e programas específicos sobre reciclagem. “De dois anos para cá, os funcionários até dizem que levaram para casa o que aprenderam”, comenta.
 
A coleta de lixo no Bourbon Londrina ocorre três vezes por semana e é feita por uma empresa privada.
(Nathalia Abreu)
 
 
* A jornalista viajou a Londrina a convite do Bourbon Business Hotel Londrina.