(foto: arquivo HN / Filip Calixto)

Os aeroportos brasileiros tiveram cerca de 10,5 mil desembarques internacionais em 2015, conforme dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil ) e da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária ). O número é recorde e representa um crescimento de 0,7% em relação a 2014.

“O turismo no Brasil tem um enorme potencial para transformar-se em um dos principais vetores do desenvolvimento econômico do País”, comentou Alessandro Teixeira, ex-ministro do Turismo. Em 2003, os aeroportos brasileiros registraram 5,3 milhões de desembarques de passageiros nos voos internacionais.

Ainda conforme a pesquisa, o mercado doméstico registrou uma leve retração. Em 2015, foram 94,3 milhões de desembarques de passageiros em voos nacionais, uma queda de 0,3% em relação ao ano anterior, quando o número ficou em 94,7 milhões.

De acordo com a equipe técnica, a redução não significa necessariamente o desaquecimento do setor, mas uma adequação do consumidor à nova realidade econômica. 

Segundo a pesquisa Sondagem do Consumidor – intenção de viagem, do MTur (Ministério do Turismo), tem crescido a intenção de viagens com deslocamentos terrestres. Em março, 24,7% dos entrevistados afirmaram ter a expectativa de viajar de carro nos próximos seis meses.

Serviço
www.anac.gov.br
www.infraero.gov.br