Henrique Eduardo Alves e Gustavo Santos
(foto: divulgação/MTur)
 

Henrique Eduardo Alves e Gustavo Santos, respectivamente ministros do Turismo do Brasil e da Argentina, firmaram um acordo nesta quinta-feira (21), durante a FITur (Feira Internacional de Turismo) na Espanha, para promover de forma integrada os atrativos de seus países para os mercados internacionais, principalmente a China.

"Imagine a força que têm juntos a Amazônia e a Patagônia, o samba e o tango, o peixe e a carne, no ramo da gastronomia", propôs Alves a Santos. "Não somos concorrentes, somos complementares. Enquanto o Brasil tem sol e praia, a Argentina tem neve", argumentou o ministro brasileiro. 

Gustavo Santos concordou e propôs que os dois países formalizassem um acordo com atribuições objetivas previstas para cada uma das partes. "Temos tudo para trabalhar de forma integrada e articulada", comentou o argentino.

O próximo encontro entre os dois ministros ficou marcado para o WTM Latin América, que acontecerá durante o mês de março, em São Paulo.

A Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil. Historicamente, o país vizinho responde por mais de 20% de todos os estrangeiros que desembarcam no País. Em 2014, dos 6,4 milhões de turistas internacionais que visitaram o Brasil, 1,74 milhão eram argentinos. Em 2015, os hermanos investiram US$ 60 milhões em promoção internacional, três vezes mais que o Brasil, que destinou menos de US$ 20 milhões para divulgar os destinos turísticos no mundo.

De acordo com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, que acompanhou a reunião, é preciso buscar fontes alternativas de receita para impulsionar o turismo internacional no Brasil. "Investimos muito menos que outros mercados e, com isso, a disputa pelo mercado de viagens internacionais, que é acirrado, fica prejudicada", comentou.

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